Socorro é sede do primeiro ABETA SUMMIT fora da capital paulista

Leitura obrigatória

Socorro recebeu, de segunda a quarta-feira (29 a 31 de outubro), cerca de 400 associados da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) que se reuniram para trocar informações, experiências e vivências sobre o mercado que mais cresce no mundo – o Turismo de Aventura. Paralelamente ao ABETA SUMMIT 2012, aconteceu, também, o II Seminário Estadual de Turismo de Aventura (SETA), no qual governanças e gestores públicos de diversas cidades do país debateram temas sobre o turismo e formas de estudos e análises das atividades de aventura.

O objetivo desse evento foi compartilhar ideias para multiplicar os negócios. Segundo Charles Gonçalvez, coordenador da ABETA em Socorro, “esse evento é um momento de integração, troca de experiências com boas ferramentas de trabalho que vêm somar no desenvolvimento do Ecoturismo e no Turismo de Aventura”.

O segundo dia do Encontro, dia 30 de outubro, foi marcado por sessões de palestras, o RIA + (Rede de Ideias), o II Encontro Estadual de Turismo de Aventura (SETA) e o Encontro de Negócios, este último apoiado pelo SEBRAE Nacional.

Os quatrocentos inscritos – empresários do mercado de aventura de várias atividades como operadores nacionais, receptivos locais, operadoras especializadas e empresários de parques de aventura e meios de hospedagem de grande, médio e pequeno porte, trocaram experiências e assistiram às palestras dos técnicos do setor, que explanaram sobre o sucesso de seus negócios, abordando temas importantes que permeiam as atividades ao ar livre no Brasil.

Abrindo a primeira sessão do dia 30, Fernando Oliveira da CURTLO, empresa especializada em vestuário e acessórios para a prática de atividades e esportes de aventura, falou sobre quais as necessidades para se empreender neste negócio que exige muito comprometimento, investimentos e segurança. Empresários de diversos empreendimentos e técnicos falaram, no decorrer dos ciclos de palestras, sobre sustentabilidade, franquias e negócios, tendências do mercado. O palestrante João Ricardo Marincek, da Venturas & Aventuras, abordou temas atuais, apresentando aos ouvintes o lado positivo e eficaz do uso das mídias sociais para a promoção e comercialização dos produtos de turismo, dentro de um contexto de globalização dos mercados sem fronteiras.

Paralelamente ao RIA +, acontecia no auditório 2 do Centro Administrativo, o II Seminário Estadual de Turismo de Aventura (SETA) e, abrindo a mesa de debates, o diretor de Turismo, do Departamento de Turismo de Socorro, Carlos Tavares, ao lado de José Fernandes Franco presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e empresário dos hotéis fazenda Campo dos Sonhos e Parque dos Sonhos, abordaram o tema “A experiência da cidade no Turismo de Aventura” e como ela se tornou um case de sucesso no cenário nacional e internacional.

No período da tarde, Antonio Carlos de Barros de Almeida, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e Edmar Brasil, da Simetria Gestão e Meio Ambiente, falaram a respeito da qualificação, gestão de segurança e certificação no turismo de aventura, destacando os principais pontos e questões que tornam o negócio de aventura em sucesso e seguro.

O Encontro de Negócios, com o apoio do Sebrae, reuniu grandes operadoras e empresários, com o objetivo de gerar negócios com foco no mercado nacional. O 9º Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura apresentou um novo formato interativo e inovador reunindo as lideranças do setor de todo país, em Socorro, cidade a 130 km de capital paulista, onde vivenciaram em meio à natureza, a proposta da cidade, motivando e estimulando os participantes em seus novos projetos empresariais e comerciais. Para Jean-Claude Razel, presidente da ABETA, a escolha de Socorro se deu pelo fato da cidade reunir características fundamentais, e atrativos para receber este evento: destino atualizado, governanças organizadas e a proximidade de São Paulo, a qual, durante 8 anos, sediou a ABETA.

O segundo dia do evento foi finalizado com luau no espaço Aui Mauê, empreendimento localizado no Corredor Turístico Rio do Peixe. A ABETA SUMMIT 2012 encerrou sua edição, na quarta, dia 31 de outubro, ainda com um ciclo de palestras, no período da manhã.

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias