A partir do uso de materiais, que seriam descartados, está sendo realizado um projeto de oficinas gratuitas de esculturas coletivas, proposto pela Secretaria Municipal de Turismo na Biblioteca Municipal, onde mais de 200 caixinhas de papelão serão transformadas em obras de arte em homenagem à Socorro, “cidade do bem viver e primeira CittaSlow do Brasil”, ao lado de 281 municípios dos 5 continentes.
“A cidade faz parte agora de uma rede internacional de cidades, que propõem a desaceleração, de forma que as pessoas diminuam a velocidade com que fazem tudo, e aproveitem melhor cada momento”, ressalta a Secretária de Turismo, Ana Paula Monteiro.
As oficinas são ministradas por Marinilda Boulay, artista, pesquisadora e presidente do ITC, Instituto Totem Cultural, associação da nossa cidade, que desde 2008 busca desenvolver ações em torno da arte, da cultura, e da proteção do meio ambiente. Segundo Marinilda, nas oficinas caixas de papelão, dos mais diversos tipos e tamanhos, foram recicladas e tratadas como suporte para a criação artística, elas são os relicários onde guardamos e protegemos os tesouros da nossa cidade como seu ritmo onde é bom viver, sua fauna e flora; suas tradições e sua diversidade cultural, alguns dos elementos que fazem com que Socorro tenha sido escolhida para ser a primeira Cittaslow do Brasil.
As oficinas iniciaram na última terça-feira (28.06) com uma importante participação, compreendendo alunos da rede educacional de Socorro, da Escola José Franco Craveiro, que participaram do processo criativo. Os organizadores convidam a todos para participar da segunda etapa das oficinas, que é aberta ao público em geral, na sexta-feira dia 8 de julho, entre 18h e 20h, também na Biblioteca Municipal. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp: (19) 97111-0889 , para mais informações ligar no 3895 -8005.
A instalação “Relicários _ Socorro cidade do bem viver, primeira CittaSlow do Brasil!” com as esculturas coletivas realizadas nessas oficinas pode ser visita na Biblioteca Municipal até dia 15 de julho, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30. Entrada gratuita.