A Guarda Civil Municipal de Socorro, que acaba de completar 29 anos de existência, foi a anfitriã do 1ª Conferência Regional das Guardas Civis Municipais do Aglomerado da Baixa Mogiana, realizada na manhã de 14 de março, no Auditório do Centro Administrativo Municipal, e que recebeu representantes de 37 municípios, entre eles comandantes e secretários de Segurança, para confraternização, discussão da condição de Guarda Civil Municipal e apresentação de painéis sobre o tema.
Antes do início das palestras, foram realizadas homenagens aos patronos da Guarda Civil Municipal de Socorro, com as presenças do prefeito André Bozola (PTB), vice-prefeito Edelson Teves (PR), comandante da GCM de Socorro Sérgio Gomes, GCM Carlinhos Silva de São Paulo – suplente de deputado federal do PV e representante das frentes parlamentares em favor das Guardas Civis Municipais, entre outras autoridades.
A primeira palestra ficou a cargo de Benedito da Silva Zanin, comandante da GCM de Sorocaba. Com o tema “A Importância da Guarda Civil Municipal na Ordem Pública e Cumprimento dos Direitos e Deveres do Cidadão”, o comandante demonstrou como seu efetivo de aproximadamente 408 agentes atendem, em conjunto com as demais corporações policiais, a numerosa população de 630 mil habitantes, em seu município.
O capitão PM José Menezes de Cabral deu continuidade ao evento com a palestra que teve como tema “As Guardas Civis Municipais no sistema Único de Segurança Pública”, destacando a necessidade de dar às guardas municipais o poder de Polícia e, sendo assim, defendendo a criação das Polícias Municipais. “Os policiais municipais é que conhecem cada bairro, cada rua do município e, assim, realizam ações mais assertivas”, disse Cabral.
Representando o COED – Coordenação de Políticas sobre Drogas da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, o professor Claudemir Lúcio Moraes dos Santos elucidou sobre a ação das GCMs no combate e prevenção às drogas, em sua palestra com tema “As Drogas na Contemporaneidade”.
O último convidado foi o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB), membro da Frente Parlamentar de Entidades Civis e Militares em Defesa da Previdência, que discutiu, entre outros temas, o porte de armas para corporações de cidades menores e afastadas das regiões metropolitanas, a exemplo de Socorro.
A coordenadora do evento, GCMF Edeli de Fátima Antunes de Almeida, agradeceu aos presentes e colaboradores, considerando o resultado do evento positivo e esperando pela continuidade destas agendas, em outras localidades.