Socorro será sede do Campeonato Brasileiro, em março

Leitura obrigatória

4132180296_a1b02b7202_b

 

A Prefeitura de Socorro, o Núcleo de Aventura da Associação Comercial, o COMTUR e a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) realizam, no próximo mês de março, de 22 a 24, o Campeonato Brasileiro de Rafting que, pela primeira vez, será sediado em Socorro.

O campeonato, de alto nível técnico, pretende reforçar a divulgação e o desenvolvimento do turismo de aventura de Socorro, por meio do rafting, tendo em vista que o esporte é um dos mais procurados pelos turistas que chegam à cidade. Além da divulgação, a etapa terá grande importância dentro do segmento, já que a disputa em Socorro é a primeira etapa do campeonato pré-mundial e ainda vale vaga para o campeonato mundial no próximo ano.

Até o momento, a única equipe socorrense inscrita é a Nativas do Peixe que, em 2012, que teve destaque no Campeonato Brasileiro de Rafting, na categoria R6, conquistando o 3º lugar da competição, que contou com a participação de outras grandes equipes. “Além da oportunidade de disputar a vaga para o primeiro campeonato mundial da nossa equipe, este Brasileiro abre as portas para que Socorro demonstre sua aptidão em receber grandes eventos, além de estimular uma das mais rentáveis e promissoras modalidades do Turismo de Aventura”, dizem as atletas, que buscam, constantemente, por apoio à equipe que necessita de uniformes e remos, para participar da competição.

De acordo com João Carlos Ramalho Junior, o Juneca, presidente do Núcleo de Aventura e responsável pela organização do evento, a realização do campeonato em Socorro era uma reivindicação antiga de atletas e especialistas do setor, que sempre destacavam as características do Rio do Peixe como ideais para a prática da modalidade. “Porém, nunca conseguíamos verba suficiente para a realização de um evento deste porte, que demanda profissionais técnicos para a arbitragem, sem falar na estrutura para receber os atletas”, afirma ele.

O trecho do rio para realização da prova de descenso será o trecho comercial do Rio do Peixe, que possui corredeiras de classificação nível 2, 3 e 4. O trecho do rio para realização da prova de slalom, sprint e sprint paralelo será a corredeira do Parque do Monjolinho, de nível 3.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 20 de março, pelo endereço http://extranet.cbca.org.br. Para realizar a inscrição, o atleta e a entidade deverão estar em dia com o sistema de cadastro da CBCa. Para os atletas que não estiverem em dia, será necessário se regularizar, pelo site da Cbca, no link http://www.cbca.org.br/newcbca/cadastroatleta. Mais informações em relação ao cadastro e filiação devem ser enviadas para cadastro@cbca.org.br. Será obrigatório o pagamento do seguro dos atletas no check-in, no valor de R$ 60,00 por equipe.

As categorias em disputa serão Junior: Sub19 (menores de 19 anos e sub 23 menores de 23 anos); Open: idade livre (podem competir atletas de todas as idades maiores de 16 anos) e Másters: maiores de 40 anos (seletiva para o mundial do Brasil 2014). Todas as reuniões de chefes de equipe serão no Ginásio Municipal de Esportes Nego Bonetti, onde a organização vai fornecer alojamento, a partir do dia 21 de março. Será necessário, por parte dos atletas/equipes, levar colchões e roupas de cama. A organização vai fornecer café da manhã, no refeitório do alojamento dos atletas, nos dias de prova, lanche durante as provas e Jantar nos dias 22 e 23. Serão premiadas as equipes com medalhas de todas as categorias, do primeiro ao terceiro colocado, e a premiação será feita no último dia, na Praça da Matriz. O regulamento do campeonato pode ser consultado na página da CBCa (www.canoagem.org.br), na modalidade rafting.

Juneca destaca que a realização do evento, em Socorro, neste ano, só foi possível graças ao empenho e apoio da Prefeitura de Socorro, por meio dos Departamentos de Esporte e Turismo, e também do COMTUR. Os investimentos para o evento serão patrocinados pelo COMTUR, Departamento de Esportes e Núcleo de Aventura, por meio dos empresários do setor. “Agradeço o apoio da Prefeitura, do COMTUR e, também, do Departamento de Esportes, que foram todos extremamente solícitos e nos ajudaram a tornar possível este evento. Além disso, apesar do pouco tempo para organização, as expectativas são as melhores possíveis para um grande campeonato”, conclui o presidente do Núcleo de Aventura.

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias