Socorro vence Valença na disputa do Programa Cidade x Cidade

Leitura obrigatória

A vitória de Socorro contra Valença, do estado do Rio de Janeiro, no programa Cidade x Cidade, promovido por Silvio Santos, da antiga TV Record, canal 7, é destaque na edição nº 2857, de 8 de novembro de 1980, do jornal O Município. Vamos relembrar!

Socorro vitoriosa no Programa

Cidade x Cidade

OBSERVADOR

No último sábado, dia 1º do corrente, sob o comando do prefeito Wandir de Faria e acompanhado por uma entusiástica torcida de 180 pessoas, aportou em São Paulo a representação socorrense para competir no famoso programa “Cidade x Cidade” da T. V. Record, canal 7, onde enfrentou a nobre cidade de Valença, do estado do Rio de Janeiro.

A parada se afigurava difícil levando-se em consideração a merecida fama que gozava a cidade adversária, como também pelo fato de nossa representação ter sido montada em apenas 15 dias, e nesse trabalho gigantesco sobressaíram-se as figuras do prefeito Wandir de Faria, do vice-prefeito Rodolfo Fruchi e da comissão integrada por Marisa de Souza Pinto, Geralda Dias de Oliveira, Elisabeth Frias Pares, Jorge Fruchi, Aymar Barghini, Cristina Caproni, Domingos Palazzi Neto, Abel de Bovi Filho e Angelo Verzani.

Às 8 horas chegávamos ao estudio Silvio Santos da Avenida Ataliba Leonel no Carandiru e logo passamos a tomar conhecimento da impressionante máquina que movimenta aquela unidade de produções artísticas, sendo recepcionados pela coordenadora Srta. Olga, merecendo de todos os funcionários o melhor tratamento possível, e tendo também a feliz oportunidade de travar relações com a gente cordial e amiga da cidade de Valença.

O júri do programa esteve constituído por Alfredo Borba, Helio Souto, Beatriz Segall e Francisco Rossi. Com direito a protestar e defender esteve como locutor falando por Socorro o Dr. Aluizio Douglas Ferrari.

Iniciadas as gravações perdemos logo dois pontos no quadro EQUIPE DE BELEZA embora as nossas representantes Silvia Nascimento, Regina Mantovani, Fátima da Rosa e Irani Paula da Silva tivessem causado excelente impressão.

Na competição CABO DE GUERRA (prova da corda) a nossa equipe formada por Ailton Bertani, João Paulino Ribeiro, Luiz Carlos Montini, José Santos Manias e Narciso Borin, não concedeu sequer um milímetro a equipe adversária, vencendo com grande facilidade. Quando da realização dessa prova o apresentador Silvio Santos determinou em cima da hora que o número de participantes de cada lado fosse reduzido de 10 para 5 elementos, o que provou o justo protesto do nosso locutor, pois a equipe socorrense taticamente estava preparada para atuar com 10. Não admitindo a interferência Silvio Santos ameaçou a manter a validade da prova porém sem filmá-la. E o impasse foi contornado pela diplomacia de Aluizio Douglas Ferrari, afirmando que Socorro concordava para não ser deselegante. Ora, se o senhor Silvio Santos concede ao locutor de cada cidade o direito de protesto porque ameaça de represálias quando esse direito é usado? Francamente não entendemos.

No PEGA-PORCOS, Sônia Maria de Souza Pinto e Carlos Marcúrio com espantosa agilidade conquistaram mais um ponto para Socorro estabelecendo um dos melhores tempos dessa prova.

No confronto FILHO E MÃE MAIS PARECIDOS, logo nas primeiras focalizações ficou evidenciados que os nossos candidatos, o garoto Luiz Roberto Artioli e sua mãe D. Aparecida Montanheiro Artioli levariam a melhor. E não deu outra coisa. Vencemos novamente!

Na prova CURIOSIDADE Socorro apresentou seu conhecido “Galebre”, misto de gato e lebre, animal famoso de propriedade de D. Dalva Col Setti, cuja reportagem publicada no “Jornal da Tarde”, deu-lhe notoriedade nacional, merecendo também uma crônica do consagrado colunista Lourenço Diaféria da “Folha de São Paulo”. A vitória do raro animal sobre curiosidade de Valença, uma antiga máquina de escrever, era tida como liquida e certa. Porém nesse quadro aconteceu a grande surpresa do programa: Valença venceu! O espanto foi total. Coisas do júri.

Na dublagem de ROBERTO LEAL, Nadir do Carmo Leme, sem nunca antes ter pisado num palco, conduziu-se com grande desenvoltura, destacando-se ainda pela sua espetacular vestimenta. Somou mais um ponto para Socorro.

Na tarefa UM CASAMENTO ESTRANHO conquistamos mais um precioso ponto apresentando o interessante casal Renato Roberto de Moraes e D. Josefina Franco Veronese Moraes, ele com 23 anos de idade e ela com 56. O marido quieto, contemplativo, limitou-se a responder as poucas perguntas que lhe foram feitas por Silvio Santos, enquanto ela, aberta ao diálogo, completamente desinibida e não sentindo o ambiente extravazou a sua filosofia com uma simplicidade encantadora, arrematando com uma sublime mensagem de amor e de desligamento dos bens materiais. Um sucesso!

Competindo com uma forte candidata, na prova a MOÇA DA FOTO a nossa Marisa Lugli com o seu charme e o seu belo sorriso conseguiu brilhante empate. Mais um tento para a nossa cidade!

Na prova das TRES QUADRINHAS alcançamos mais tres pontos com trabalho sensacional de D. Nely C. C. Fruchi e Niel Craveiro abordando assuntos da atualidade e que certamente serão reproduzidos por todo o país.

E ao chegarem a reta final do programa, quando faltava apenas uma prova do INTELECTUAL, Socorro desfrutava de 3 pontos de vantagem. Seriam feitas 5 perguntas, cada uma valendo um ponto. O representante de Valença acertou todas e D. Elizabeth Frias Pares acertou 4, o suficiente para levar a nossa representação à vitória!

Das 9 provas vencemos 5, empatamos uma e perdemos 3. Nas provas tarefa cada cidade fez um ponto. Socorro fez 13 pontos e Valença fez 11.

Aluizio Douglas Ferrari na locução correspondeu plenamente a confiança maciça que nele foi depositada. O seu trabalho correto e sua personalidade se constituíram num ponto de elevado destaque de nossa participação.

E o comportamento de nossa torcida foi realmente espetacular apoiando do começo ao fim. E ao término da gravação a alegria da vitória se traduziu no carnaval que se esparramou no palco e auditório. Valença soube perder com dignidade e elegância e Socorro marcou um tento cuja ressonância reveste-se de um valor incalculável e, embora nada tenha sido feito para o envaidecimento pessoal, pois em tudo somente se pensou em Socorro, o chefe do executivo, a comissão organizadora, os participantes, a torcida, as firmas e todas as pessoas que de qualquer forma colaboraram, repartem as glórias dessa memorável conquista que amanhã será difundida por todo o Brasil.

E o povo de Socorro festejou o acontecimento tributando a caravana uma recepção verdadeiramente apoteótica!

Artigo anterior
Próximo artigo
- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias