Sucesso de público marca as primeiras atividades do projeto “Congadas: cortejo de cores e devoção”

Caracterizadas pelas cores alegres da arte naïf, as primeiras atividades propostas pelo projeto “Congadas: cortejo de cores e devoção” foram um grande sucesso e levaram um importante número de pessoas à Estação Socorro, entre artistas consagrados e jovens talentos, durante essa semana que passou.

Foram 4 oficinas ministradas pela artista plástica Rosângela Politano, durante as quais foram produzidas obras que  participarão da grande exposição em homenagem às nossas congadas, a partir do dia 19 de abril, no Museu Municipal Dr. João Baptista Gomes Ferraz.

Rosângela, que coordena o projeto de fomento à arte naïf “Cor-Ação”, com muita competência conduziu os participantes a realizar desenhos, obras em acrílica sobre tela e outras em cerâmica, na presença de membros da nossa congada. O resultado é surpreendente, marcado por muita delicadeza, inspiração e cores vibrantes.

Marinilda B. Boulay, coordenadora do “Congadas: cortejo de cores e devoção”, comemora o sucesso dessa primeira atividade: “Tivemos uma demanda de participação muito alta, superando o número de participantes que estava previsto, inicialmente, para cada oficina; assim, convidamos as pessoas a se inscreverem desde já nas contações de história, que vão acontecer entre os dias 6 e 9 de fevereiro próximo, na Biblioteca Municipal. Durante essa atividade, os participantes vão também produzir obras que serão expostas na Mostra que vai acontecer no Museu Municipal, em abril.”

Além desses trabalhos, diversos artistas da nossa cidade e de fora dela estão produzindo pinturas especialmente para essa exposição. Marinilda conclui: “Penso que vai ser uma homenagem muito bonita e merecida, pois a congada faz parte do nosso patrimônio imaterial, e cabe a nós valorizá-la”.

Esse projeto, além de ser realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Programa de Ação Cultural- ProAC 2017, conta com o apoio institucional do ITC- Instituto Totem Cultural, que comemora seus 10 anos em 2018. Essa associação cultural e editora da nossa cidade ofereceu o livro “Fitas e Flores” aos participantes das oficinas de arte naïf, no seu encerramento, na quinta-feira. Escrito por Marinilda, ele tem um CD e um DVD encartados, e conta a história das nossas congadas.

O “Congada: cortejo de cores e devoção” tem, ainda, outros importantes apoiadores: Totem Musicais, Prefeitura de Socorro, por meio das secretarias municipais de Cultura e de Turismo, ComupC, Comtur, Biblioteca Municipal, Museu Municipal e Jornal O Município.

Convidamos todos a visitar o site www.totemcultural.org.br e o congadacongadinha.com.br, nos quais temos mais informações sobre as nossas congadas. As inscrições para as contações de história podem ser feitas diretamente na Biblioteca Municipal, pelo telefone: (19) 3895-4252. Para mais informações: tel/WP: (19) 99917-6217 ou pelo email: totemarinilda@gmail.com