Teatro infantil de Maria Clara Machado, para pais e filhos

Leitura obrigatória

O ciclo de oficinas do Festival Cultural será encerrado no sábado, 12 de julho, a partir de 14h, no Centro Cultural, quando será ministrada uma oficina de Teatro infantil em torno da obra de Maria Clara Machado, para a qual convidamos as crianças, acompanhadas pelos pais!

Maria Clara Machado é uma das mais importantes dramaturgas do teatro infantil brasileiro, do século XX. Ela é autora de clássicos como “Pluft, o Fantasminha”, “O Rapto das cebolinhas”, “A Bruxinha que era boa”, “O Cavalinho azul”, entre tantas outras peças conhecidas de todos nós, e que povoaram o imaginário de nossa infância.

marinildaA dramaturga nasceu em Belo Horizonte, mas cresceu no Rio de Janeiro. Maria Clara estudou teatro da França e, na sua volta, foi convidada a ministrar cursos de improvisação no Conservatório de Teatro do Rio de Janeiro (hoje UNIRIO). Em 1951, criou o grupo de teatro “O Tablado”, que é ativo ainda hoje, sob direção de sua filha Cacá Mourthé (http://otablado.com.br)

A oficina, que é proposta pela ITC, associação de nossa cidade, será ministrada por Marinilda Bertolete Boulay, formada em Teatro na ECA-USP e doutora em Literatura dramática, pela Sorbonne – Paris.

A oficina é aberta às crianças e aos adultos e, de preferência, para as crianças acompanhadas por seu pai e/ou mãe. A sua dinâmica compreende uma primeira parte com projeções de imagens sobre Maria Clara Machado e suas peças, segue-se um trabalho de improvisação e ocupação do espaço cênico e, por fim, a interpretação de cenas inspiradas em algumas das peças da autora.

Este será um momento lúdico para as crianças e adultos (re)descobrirem, por eles mesmos, no palco, o universo mágico de Maria Clara Machado.

Serviço: Sábado, 12 de julho, a partir de 14h, no Centro Cultural. Limite de 20 participantes. Inscrições no Centro Cultural (3895 4829)

Artigo anteriorEdição de 11/07/2014
Próximo artigoEla apareceu!
- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias