Tema da Campanha da Fraternidade de 1989: “A Comunicação para Verdade e a Paz”

Leitura obrigatória

O tema da Campanha da Fraternidade do ano 1989, “A Comunicação para Verdade e a Paz”, cabe perfeitamente, 26 anos depois, na CF deste ano de 2015, cujo tema é “Fraternidade, Igreja e Sociedade”, condizendo em sintonia com o que A. Mesquita escreve sobre o assunto, na edição nº. 3.557, de 4 de março de 1989, no nosso jornal O Município.

COMUNICAÇÃO PARA A VERDADE E A PAZ

A Campanha da Fraternidade é tempo de evangelização. Cabe, preliminarmente um momento de reflexão sobre o Tema, que se desdobra como uma bandeira, que não pode ser arriada sob pena de as Comunidade Cristãs sofrerem uma fragorosa derrota nos seus propósitos de natureza escatológica. “Comunicação para a verdade e a paz” é de uma abrangência, que envolve a vida cristã nos seus mínimos detalhes.

O Espírito de Deus inspirou os nosso Bispos a se reunirem num trabalho de profundidade em torno desse Projeto Nacional, que haverá de rasgar horizontes novos para a vida cristã em todas as suas dimensões.

“Comunicação para a verdade e a paz” no centro dos lares.

É a igreja doméstica, que vem necessitando da comunicação, para se refazer, se renovar, através dos entendimentos entre seus membros; entendimentos revestidos de amor. O amor é força renovadora. Sem ele, o heroísmo e nem os milagres valem coisa alguma, consoantes os ensinamentos, que nos foram legados por S. Paulo Apóstolo: “sem a caridade tudo será como címbalo que tine e como o metal, que sôa”.

Se o amor presidiu a creação do homem e o redimiu, só o amor é que terá o poder de fazer crescer, amadurecer e santificar a criatura humana, seja o pai, mãe o filho ou o irmão.

Quando o pai se dirige à mulher e aos filhos ou se dirigem entre si mutualmente, façam-no com a serenidade e com a força do amor.

Então não será uma ordem, não será um recado, mas será um diálogo, que sempre merece resposta e entendimento.  Basta que seja feito com amor.

Deus é o grande comunicador, pois as suas leis aí estão sempre atuando para o bem do universo humano e não têm outro objetivo se não beneficiar a creatura, que por Ele foi creada à sua imagem e semelhança.

Eu, meu pai, minha mãe, minha mulher, meus filhos e meus irmãos, porque fomos creados por amor, não temos outro clima para nossa caminhada se não o clima da caridade.

Porque esse clima está sendo poluído pelo orgulho, pela vaidade, pelo despeito, pela ânsia do poder e pelo desejo incontido do prazer, os lares vão se desmoronando e a sociedade, consequentemente, vai se perdendo e vai perdendo o seu Deus.

  1. Mesquita
Artigo anteriorPonte do Visconde Soutelo
Próximo artigoAgora tem de sobra!!
- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias