Vilma será homenageada pela OAB em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Leitura obrigatória

A OAB Socorro, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) realiza, na próxima sexta-feira, dia 6 de março, dentro de sua programação de eventos, uma sessão solene para prestar homenagem a todas as mulheres, e a homenageada deste ano de 2015 será a senhora Vilma de Oliveira Santos Simões. A cerimônia será realizada no auditório da Câmara Municipal de Socorro, às 20 horas, para a qual todos estão convidados.

Quem é Vilma de Oliveira Santos Simões

Ela nasceu em Socorro, no dia 27 de outubro de 1943, filha de Alcindo de Oliveira Santos e Aurora Barghini de Oliveira, e tem 2 irmãos: Selma e Alcindo Júnior. É casada, há 50 anos, com Antonio Hermínio Simões, com quem teve 2 filhos: Renata, casada com Paulo Sérgio Cintra e Rogério, casado com Caroline Odinino Simões, que lhe deram 2 netos: Mateus e Miguel.

Na infância residiu por 2 anos em São João da Boa Vista, para onde seu pai foi transferido, a trabalho e ali cursou o 1º ano do chamado “Curso Primário”. Retornando a Socorro, Vilma retomou sua formação escolar, no então Grupo Escolar “Cel. Olympio Gonçalves dos Reis”. O “Ginásio” cursou no Colégio Estadual e Escola Normal de Socorro, hoje Escola Estadual Narciso Pieroni, onde também cursou o Magistério e o Curso de Administradores Escolares.

Sua vida profissional

Foi no Magistério, a partir de 1964, que atuou nas mais diversas funções, durante a maior parte de sua vida profissional: professora nas escolas rurais dos bairros Lavras de Cima, Agudo, onde se efetivou, por concurso, em 1968. Foi removida para o Bairro Oratório, lá permanecendo por quase 18 anos, depois para o Grupo Escolar “Cel. Olympio”, exercendo o cargo de professora e logo passando à Assistente de Diretor, até sua aprovação em Concurso Público e efetivação como diretora da Escola Estadual “Profª Nilza Faria”, em Bragança Paulista. Voltou para Socorro como a primeira diretora da recém instalada escola “Profª Benedicta Geralda de Souza Barbosa”, onde se aposentou, em abril de 1991. Durante esses anos foi membro atuante do Conselho Municipal de Educação de Socorro.

Continua a trabalhar depois de aposentar-se

Ao aposentar-se, fez o curso de especialização em Psicopedagogia – 1ª Turma da Universidade São Francisco – Campus de Itatiba e, como psicopedagoga, volta a atuar na Escola Cel. Olympio, contratada pela APM, para acompanhar crianças com dificuldade de aprendizagem. Na mesma semana de sua aposentadoria, foi convidada pelo prefeito Maurício de Oliveira Santos para ocupar inicialmente o cargo de chefe do Ensino, das pré-escolas municipais e, um ano depois, foi nomeada diretora do Departamento Municipal de Educação, cargo que ocupou por 7 anos.

Após demitir-se da Prefeitura, com a amiga e companheira de trabalho, Telma Lauretti, prestou assessoria administrativa para a Secretaria de Educação de Águas de Lindóia, a convite do prefeito Geraldinho Mantovani.

Desde a fundação da APAE de Socorro, sempre esteve ligada à instituição. Como voluntária, fez parte da equipe multidisciplinar da Instituição, fazendo o Curso de Equoterapia em Brasília, ministrado pela Associação Nacional e ajudou na implantação do Centro dessa modalidade em Socorro, onde atuou como equitadora, por quase 3 anos. Ainda na APAE, foi voluntária no trabalho de iniciação à informática, com os alunos e, posteriormente, contratada como coordenadora das Oficinas. De 1999 a 2001 trabalhou na Escola SOS Núcleo Educacional, exercendo a função de coordenadora pedagógica.

Em 2005, o convite do prefeito José Mario de Faria foi um grande desafio: ser diretora do Departamento Municipal de Saúde, convite que relutou a aceitar e o fez a conselho do padre Líbero, pois ambos viam nesse trabalho, a oportunidade de ajudar, desinteressadamente, as pessoas que necessitavam dos serviços da Saúde Pública.

Quando diretora da Saúde, integrou o Colegiado Bragança Paulista e, em Socorro, foi membro dos conselhos municipais de Saúde, de Assistência Social e do Idoso.

Na metade da gestão da prefeita Marisa de Souza Pinto Fontana, deixou a Diretoria da Saúde para ocupar o cargo de diretora da Comunicação Social, ficando até o final de seu mandato, quando se aposentou pela segunda vez.

Trabalhos sociais

Paralelamente aos cargos públicos, no início da década de 70, foi secretária Executiva da 1ª Diretoria do MOBRAL; por quase 20 anos, foi diretora do Clube XV de Agosto e, hoje, é membro do Conselho Fiscal; desde 1994, é membro fundadora da Confraria do Narciso Pieroni; atualmente, é membro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia e presidente da Comissão do Museu Municipal “Dr. João Baptista Gomes Ferraz”, de Socorro.

Trabalhos religiosos

Desde 1971, consciente de seu compromisso de cristã batizada, ao lado de seu marido Simões, integrou várias equipes das pastorais da Igreja Católica de Socorro e Bragança Paulista: Cursilhos de Cristandade, Encontro de Casais, Fanuel, Pastoral da Juventude, Pastoral do Dízimo, Encontros de Noivos, de Batismo, Pastoral da Comunicação (Jornal O Caminho), Coordenação dos Núcleos Familiares, Conselho Paroquial, Crisma de Adultos.

Seus hobbys

E Vilma ainda abraça seus hobbys, com a mesma garra que abraça os compromissos profissionais e sociais. O primeiro deles, a fotografia, paixão que alimenta há mais de 40 anos, quando pôde comprar sua 1ª máquina fotográfica. De lá prá cá, delicia-se em fotografar nossa cidade e suas lindas paisagens, registrar os eventos religiosos e acontecimentos da cidade, e colecionar fotos antigas de Socorro e sua gente, completando o rico acervo que herdou de seu pai.  Hoje, com um grupo de 10 amigos, faz o Curso de Fotografia do prof. Cuca Jorge, aqui em Socorro.

É colaboradora do Jornal O Município “desde sempre”, quando ilustrava matérias com desenhos a nankim (outras épocas com poucos recursos gráficos), contribuindo até hoje com fotos e artigos.

Outra paixão são as cavalgadas pelo município: sempre que é possível não abre mão de passeios a cavalo, pelos recantos de Socorro. E, com o grupo da Comitiva Passo a Passo, espera ansiosamente o mês de julho, para a “tradicional” viagem a Aparecida, a cavalo, “enquanto a idade permitir”, segundo suas palavras.

E o seu lado artístico manifesta-se na Pintura: aquarela, óleo e tecido.

Vilma é tudo isso, “junto e misturado”.

Parabéns à OAB pela escolha de seu nome, para representar a mulher socorrense, na homenagem que será feita no Dia Internacional da Mulher, neste ano de 2015. Com certeza, todas nós nos sentimos muito bem representadas. Parabéns, Vilma! Você merece!

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias