A posse solene da nova diretoria do Comtur – Conselho Municipal de Turismo ocorreu na noite de segunda-feira, dia 27 de janeiro, com a presença de inúmeras autoridades e da população. A cerimônia foi dirigida pelo secretário de Comunicação, Rafael Pompeu.
A mesa foi composta pelo prefeito André Eduardo Bozola de Souza Pinto; pelo secretário-adjunto estadual de Turismo, Mauricio Juvenal, representando o secretário estadual de Turismo, Claudio Valverde; por Jarbas Favoretto, presidente da Amitur – Associação dos Municípios de Interesse Turístico e do Conselho Estadual de Turismo, entre atuação em outros órgãos; pelo vice-prefeito Edelson Cabral Teves; pelo promotor público de Justiça, dr. Elias Baracat Chaib; por Edson Rodrigo, diretor do Consórcio de Turismo Circuito das Águas Paulista; pelo prefeito de Morungaba, José Roberto Zen, representando os demais prefeitos presentes; pelo presidente do Comtur José Fernandes Franco, que deixava o cargo; pelo presidente do Comtur que assume o cargo, dr. Vitório Zucon; pelo vice-presidente do Comtur que assume o cargo, Marcos Donizete de Toledo, pelo secretário municipal de Turismo, Acácio Zavanella e pelo presidente da Câmara, João Pinhoni.
Após a entoação do Hino Nacional e Hino de Socorro, o prefeito André Bozola abre a cerimônia, dizendo que Socorro respira o turismo. Dirigindo-se a Vitório Zucon, disse que ele vai dirigir um conselho de grande importância para Socorro, e que vai dar, certamente, um brilho maior a nossa estância, desejando-lhe um bom trabalho, com ação conjunta entre a administração pública e o Comtur, para o desenvolvimento cada vez maior do Turismo, e agradeceu a Zé Fernandes pelo trabalho realizado.
Mauricio Juvenal fala de felicidade da secretaria estadual estar ali presente, naquele dia. “Quando chegamos a uma cidade com um auditório lotado, com representantes dos três poderes e participação popular, podemos entender o porquê do crescimento turístico. (…) Temos muito a comemorar no setor de Turismo, no estado de São Paulo. O governador Alckmin foi feliz em colocar o estado de São Paulo na rota do Turismo, no Brasil e transformou a Secretaria de Turismo, colocando-a no alto escalão. Nós somos o único estado da federação que tem verbas destinadas à infraestrutura do Turismo, por meio do Dade. E Socorro não deve se sentir privilegiada por ser do estado de São Paulo. É São Paulo que deve se orgulhar por ter Socorro em seu estado”, ressalta Favoretto, desejando que o novo presidente dr. Vitório mantenha Socorro neste patamar de destaque, que ocupa hoje.
O vice-prefeito Edelson Teves disse ser um prazer estar ao lado de Mauricio Juvenal, que teve um trabalho muito bom em relação às crianças com deficiência, como representante da ONU. Fala da importância e responsabilidade do dr. Zucon ao assumir o cargo e do crescimento do turismo na cidade, desejando que o Comtur dê continuidade para que o Turismo continue cada vez melhor.
Jarbas Favoretto ressalta o fato do Comtur de Socorro ser atuante e modelo para outros Comturs, dizendo que esse órgão teve uma grande influência nesse “boom” que Socorro teve no Turismo. Falou de sua experiência de 43 anos de conselho, representando vários setores e desejou sucesso ao novo presidente.
José Fernandes Franco fez uma explanação sobre as conquistas do Comtur ao longo dos anos, com o grande crescimento do turismo e apresentou o trabalho realizado por sua diretoria, durante os anos de 2012/13 e, em seguida, o dr. Vitório Zucon foi empossado. Ele comentou que, para que sua gestão possa exercer um bom mandato, contará com a participação dos empresários de todos os segmentos.