Concierge é o profissional da hotelaria que presta informações para os hóspedes e controla entrada e saída de clientes. Em Socorro os cãocierges, como foram carinhosamente nomeados, têm chamado a atenção dos turistas e visitantes. Longe de ser pela excelência do trabalho de atender ou dar informações, claro; até ficam de olho em quem entra e sai, mas o interesse é outro. Eles encantam, mesmo, é pela fofura e carinho. O título não se limita aos cachorros, também é possível encontrar gatos, galos e até seriemas na função.
No Chalés Santa Catarina, 100% pet friendly, não poderia deixar de ter a “cãocierge”, Brahma, e a “catcierce”, Stella Artois, que adoram recepcionar os hóspedes. Supermeigas, passam de chalé em chalé dando um “oi” e recebem afagos em troca.
No espaço de beleza e bem estar Divina D’Arte, quem ama receber e faz festa com cada cliente que chega é a Maria Divina, uma Golden Retriever de 8 anos que não poupa esforços para ganhar um carinho.
De quatro pets, Bartholomeu, um buldog francês de 5 anos muito brincalhão e amoroso, é o preferido dos hóspedes da pousada Ellementares Guest House. Ele recebe com muita alegria todos quando chegam, pede atenção e fica com ciúmes se os outros pets da casa tentam fazer seu serviço. Ele realmente faz o que ama: nos domingos, quando a maioria dos hóspedes já se foi, ele murcha as orelhinhas e fica na cama chateado.
No Parque Monjolinho, Floquinho é a gatinha que se adapta ao “trabalho”. Ela apareceu há cerca de quatro anos; muito arisca e medrosa, vivia pelos telhados escondida. Mas, ela se rendeu à abertura do empório. Vacinada e cuidada, hoje está mais aberta para amizades com os humanos que chegam no local.
Quem também tem uma gatinha, neste caso comunitária e ainda em fase de “experiência” prolongada, é o Rock Soul Music Bar. Com cerca de dois anos, todas as noites ela visita o bar à procura de algo para brincar. É muito esperta, mas não gosta que a peguem no colo. Como são um bar de música, ela ganhou o nome de Janis, em homenagem à Janis Joplin.
No Empório do Cristo tem um galo garnizé, o Joaquim, que só quer saber de supervisionar, no caso, a janela, local onde ganha milho dos colaboradores. Lá uma outra família chama a atenção: a das seriemas. Enquanto a mãe, Claudia, é superacessível, esbanja simpatia, faz pose para fotos e pega comida da mão dos visitantes, o pai, Roberto, vive desconfiado e de mau humor. Já o filhote, ainda decide se seguirá os passos da mãe ou do pai.
Socorro Destino Pet Friendly
O Chalés Santa Catarina, Divina D´Arte, Ellementares Guest House, Empório do Cristo e Parque Monjolinho tem o selo pet friendly, uma certificação municipal concedida a estabelecimentos de hospedagem, gastronomia, compras e atividades de aventura. Ele faz parte do projeto Socorro Destino Pet Friendly, que oferece treinamento específico para o trade com o propósito de garantir bem estar, conforto e segurança dos animais e tutores visitantes.
Há tempos Socorro recebe turistas com pets, mas, foi em 2020 com este projeto que o trade virou a chave do “aceita pet” para “ser petfriendly”. “Foi um avanço muito importante para todos; o que antes era feito por gentileza hoje é feito também com responsabilidade”, diz Eduardo Bovi, presidente da ASTUR. “O processo continua ativo, quem quiser se adequar para receber o selo, pode”, ressalta.
Outros estabelecimentos que conquistaram o selo: Centro de Lazer Pitauá, Empório Caipira, Bar Saint Sunset, Camping Park Dos Lagos, Camping Valle das Águas, Empório Nono Alpi, Fazenda 7 Senhoras, Hotel Fazenda 7 Belo, Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, Hotel Fazenda Floresta do Lago, Lion Bar & Restaurante, Mundaka Aventura, Portal do Sol Hotel Fazenda, Pousada A Mata que Canta, Pousada Encantos de Socorro, Pousada Nativa, Pousada Sons do Silêncio, Pousada Vale das Orquídeas, Restaurante Sal & Pimenta e Ristorante D’Napoli.
Legendas
A Golden Divina e a cliente Franciele Belotti
Floquinho_Mojolinho
Siriemas do Empório do Cristo
Rock and Soul – Janis Joplin
Chales Santa Catarina – Brahma