Vanderlei Junior fundou a CotaBest, em Socorro, em 2015

Segundo o site do Sebrae, 95% dos consumidores esperam por grandes descontos e promoções na Black Friday, data que tem como objetivo trazer produtos e/ou serviços com preços mais acessíveis e que é comemorada na última sexta-feira de novembro, mas que aqui no Brasil pode durar uma semana ou mais.

Contudo, se engana quem acredita que só esse público se beneficia desse momento, muito pelo contrário, os vendedores, geralmente, acabam tendo muitos lucros, já que as vendas disparam. Para isso acontecer, é importante compreender que não basta apenas colocar produtos com valores mais baixos, é preciso uma organização e planejamento prévio.

Inclusive, a estratégia precisa ser bem pensada até mesmo na hora de decidir o que será oferecido com desconto e de quantos por cento sem que haja prejuízo, por exemplo. Uma das táticas usadas é saber quais itens contam com uma margem de lucro maior, para que o benefício da promoção também seja mais alto, tornando-se assim uma forma de chamar a atenção dos clientes.

Outro ponto importante, ainda sobre essa questão, é identificar se de fato os benefícios que estão sendo oferecidos são reais, pois aumentar o valor dos produtos semanas antes da data, pode fazer com que os clientes comparem os preços com outros estabelecimentos e se sintam enganados. Caso for fazer parte da Black Friday, que seja de forma correta, pois ainda com os descontos, poderá haver muito retorno financeiro e satisfação dos compradores.

Além disso, essa data também traz uma concorrência enorme, e para que o seu negócio seja um destaque na Black Friday, anúncios, propagandas, propagação de informação antecipada nos meios de comunicação podem ser um diferencial, já que faz com que a pessoa que esteja vendo se prepare para comprar em seu estabelecimento.

Esse momento pode trazer vantagens além dos lucros. Aproveitar para fazer lançamentos, mostrar a qualidade no seu atendimento e do seu produto, pode transformar consumidores esporádicos em fiéis defensores da sua marca, tudo irá depender das suas atitudes e decisões, por isso a estratégia pode mudar o seu negócio.

O comércio está em constante mudança e já não existe mais essa restrição em oferecer vantagens para os clientes com medo de que afete o caixa do estabelecimento, e a Black Friday veio para mostrar isso. Desde 2010, quando esse costume americano caiu nas graças no brasileiro, há cada ano ele se aperfeiçoa e garante mais compradores e comerciantes satisfeitos.

Vanderlei Junior é CEO e fundador da CotaBest