A CotaBest Solutions é um ecossistema de soluções que gera oportunidades de negócios através de inovação e tecnologia, e que está completando 6 anos de atuação no mercado, sendo pioneira e uma referência no que faz.

A companhia, atualmente, conta com o marketplace CotaBest, que reúne diversos atacadistas, distribuidores e indústrias, possibilitando que o usuário consiga comparar preços e realizar compras no atacado em um único lugar, sem a interferência de intermediários, e que foi sua primeira solução lançada no mercado, dando origem ao ecossistema. Além disso, eles também são responsáveis pela criação e toda operação do marketplace do Atacadão, e contam com a CotaPay, uma solução completa de checkout e pagamentos, e a CotaTech, que fornece soluções de tecnologia para e-commerces e marketplaces.

Tudo começou quando Vanderlei Junior, criou a CotaBest, tendo em vista o grande potencial de crescimento do segmento de atacado, possibilitando uma ligação direta entre o comprador, que pode ser pessoa física ou jurídica, e as empresas.

“Nosso maior objetivo é ser a principal solução como plataforma de abastecimento das empresas, e não  apenas oferecer produtos em grandes quantidades, mas sim, melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos, auxiliando fabricantes e distribuidores a alcançarem o cliente final com qualidade”, explica Vanderlei. 

A ideia nasceu há mais ou menos sete anos quando Vanderlei percebeu que na rotina de um dos seus negócios, um restaurante em Socorro, seria muito interessante ter uma solução para abastecimento com comparação de preços, criação de listas e com a possibilidade de comprar de mais de um fornecedor em um único lugar. Com seu espírito empreendedor, ele começou a fazer buscas sobre essa área e, em 2016, lançou seu marketplace.

Entre os principais diferenciais da plataforma criada pelo empresário é que o marketplace CotaBest, por meio de uma tecnologia própria, permite justamente a realização de comparações de preços entre vários atacadistas de forma otimizada, com carrinho e checkout múltiplos, tudo personalizado, oferecendo a melhor experiência de compra online. Ou seja, o cliente final não precisa ligar ou entrar em um site de cada empresa para definir a melhor opção para ele, tudo pode ser feito em um único lugar e com economia.

“Antes era necessário o cliente entrar em contato com seus fornecedores, ter o trabalho de capturar os preços e compará-los, arquivar documentos, fazer anotações, entre outros trabalhos manuais, que agora podem ser realizados de forma online. Dessa maneira, eles não perdem tempo e nem dinheiro, que são dois itens importantes para o funcionamento de um estabelecimento”, complementa.

A CotaBest Solutions já atende em nível nacional e possui mais de 96 mil produtos cadastrados e mais de 400 mil clientes, oferecendo uma gama diversificada que atende os mais variados públicos, incluindo pessoas físicas que desejam fazer suas compras com preços mais acessíveis. Durante esses seis anos, a empresa vendeu mais de 31 milhões de produtos. Em 2021, a companhia registrou um crescimento de 1.300 por cento na comparação com o ano anterior.

“Dentre a nossa trajetória, um dos momentos mais marcantes para a empresa, foi em 2020, no qual o Grupo Carrefour, através do Atacadão, adquiriu 51% das ações da CotaBest, com o objetivo principal de desenvolver um marketplace para a marca Atacadão. Ficou a cargo da CotaBest a responsabilidade por toda criação, desenvolvimento e operação do site atacadao.com.br lançado em novembro daquele mesmo ano”, conta o CEO.

Já em 2021, o marketplace se transformou na CotaBest Solutions, um ecossistema de soluções que além do desenvolvimento e operação dos marketplaces CotaBest e Atacadão, traz ao mercado mais dois produtos: a CotaPay e a CotaTech.

A CotaPay é uma solução completa de checkout e pagamentos, e que oferece um produto inovador no país, permitindo a utilização de PIX, transferência digital, boleto, parcelamento com cartões de crédito em até 12x e a utilização de cartões de benefícios. Já a CotaTech fornece soluções de whitelabel, APIs e Apps para lojas de e-commerce e marketplaces, por meio de um desenvolvimento com tecnologia própria e personalizada.

Para 2022, os planos são ainda maiores: três grandes projetos, que nas palavras do CEO prometem revolucionar o mercado e que devem ser lançados em breve. “Temos certeza de que esses seis anos são apenas o início de uma longa jornada de inovação e vitórias que estão por vir. Não pretendemos parar por aqui, queremos nos consolidar cada vez mais como uma marca parceira, tanto para os nossos sellers, como para os clientes. A nossa meta é aumentar em cinco vezes o crescimento registrado em 2021”, finaliza Vanderlei Junior.