Acaba de ser divulgado o balanço anual das ocorrências registradas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2025. Em Socorro, os números mostram um aumento de 33,8% no número de lesão corporal culposa por acidente de trânsito, em relação ao ano anterior. Por outro lado, queda de 21,6% no número de furtos.

Homicídios, foram dois. Segundo levantamento do jornal, tratam-se de um homem morto com um tiro na cabeça na Lavras de Cima, em junho e o outro, morto a facadas após desentendimento, no Nogueiras, em agosto.

Chamam a atenção os casos de estupro de vulnerável, que permanecem em 15 registros. Em relação às drogas, as estatísticas mostram queda no número de tráficos e aumento no caso do porte de entorpecente.

“Ferramentas de inteligência vieram para ficar”, avalia Soares. Analisando os principais números, o comandante da PM Socorro, subtenente PM Soares, destacou os crimes de homicídios, que se mantêm em 1 e 2, no máximo. Os furtos diminuíram, já os roubos acabaram tendo uma pequena alta, além dos furtos/roubos de veículos, que a corporação segue tentando derrubar os números. “Esses crimes de patrimônio tem muito a ver com o investimento, tanto do município quanto do Estado, nas ferramentas de inteligência. Além do patrulhamento com homem/viaturas, voltado às demandas onde acontecem os crimes, temos a tecnologia e monitoramento no pós crime,
tornando mais fácil a investigação ou a captura dos indivíduos. É o que tem acontecido ultimamente na nossa região”, finaliza
Soares.


436 inquéritos são instaurados em Socorro
Já o número de inquéritos policiais instaurados também teveum aumento de 8,7%.Foram 436 inquéritos instaurados na cidade de Socorro. Assinado pelo delegado de polícia, esse é o procedimento destinadoa apurar um fato supostamentecriminoso e reunir provas, precedendo a ação penal. Somente as cidades de Monte Alegre do Sul e Amparo tiveramqueda nesses índices, em relação ao ano anterior. Socorro, juntamente com as cidades de Lindóia, Águas de Lindóia, Serra Negra, Jaguariúna e Pedreira tiveram aumento nessequesito de produtividade policial, de 2024 para 2025. Confira os números nos últimos seis anos no Circuito das Águas: