Uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista SCPC, parceira da ACE Socorro, mostrou que cerca de 4 em cada 10 (36%) consumidores irão presentear alguém no Dia das Mães. A intenção de compra registrou um aumento em relação ao ano anterior.
O avanço na vacinação e reabertura sem restrições dos estabelecimentos comerciais e de serviços tem deixado o consumidor mais confiante em uma melhora econômica. O levantamento revelou que 49%, praticamente a metade dos entrevistados, acreditam nesse cenário. Em 2021, apenas 29% tinham expectativa de melhora e 27% dizem que gastarão mais em 2022. A pesquisa também identificou que, entre os 36% que irão às compras, 40% dos consumidores deverão concentrar seus gastos nas compras de alimentos e bebidas da casa para as comemorações, enquanto outros 32% vão concentrar os gastos em presentes.
Assim como nos anos anteriores, os setores de vestuário e calçados serão os mais movimentados para a data, com 64% das menções. O segmento de móveis e eletrodomésticos registrou 27% da preferência, seguido por alimentos e bebidas, prioridade de 25% dos consumidores. Na sequência aparecem os itens de beleza (23%), chocolates (22%) e eletrônicos (20%).
Em relação ao local de compra, 72% dos consumidores declararam a opção por locais físicos e 28% farão as compras de forma on-line. Quando o assunto é forma de pagamento, 57% dos entrevistados afirmaram que pretendem pagar as compras à vista – um aumento de 6 pontos percentuais em comparação com a intenção registrada em 2021. Os principais meios de pagamento para a ocasião serão o cartão de débito (32%) e o PIX, que apresentou crescimento significativo em comparação aos últimos dois anos, registrando 4% em 2020, 20% em 2021 e 27% em 2022. Por outro lado, passou de 49% para 43% a intenção em pagar as compras de forma parcelada neste ano – 65% pretendem utilizar o cartão de crédito.
Metodologia
A Pesquisa Perspectiva Empresarial – Dia das Mães 2022, elaborada pela Boa Vista SCPC, teve como objetivo identificar a pretensão de compra dos consumidores para o Dia das Mães. O levantamento entrevistou 600 respondentes. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 90% de grau de confiança e margem de erro de 3%, para mais ou para menos.
Sobre
A Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, foi criada em 2010 a partir do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tendo o primeiro banco de dados do país, consolidando-se como referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócio.
Outras informações ACE Socorro (19)3895-2019 www.ace-socorro.com.br.