“O Dono da Festa não pode ser esquecido”, foi a palavra e ordem, versejada na voz dos bastiões do Santos Reis do Livramento, grupo que tem por objetivo central resgatar, por meio da tradição popular, o verdadeiro sentido do Natal.
Quem esteve na praça da Matriz no dia 23 de dezembro a noite pode participar do tradicional Reisado apresentado por eles. De origem Ibérica, a Folia de Reis apresenta a narrativa, por meio do canto e da encenação teatral, referente ao nascimento de Jesus, de acordo com o evangelho de São Mateus o qual registra o momento em que três reis pagãos presenteiam o menino que preveem ser o Rei dos reis, o Messias aguardado pelos judeus.
“Foi emocionante! Esse ano foi a primeira vez que tivemos um sanfoneiro e a sanfona abrilhantou muito o grupo, todos estavam muito felizes, com seus trajes coloridos”, comenta Rosangela Politano, coordenadora do grupo. Ela ressalta que contam com a presença de 7 mulheres, inclusive uma cantante; o que é algo inovador, pois originalmente os grupos de reisado contavam apenas com homens.
Já os 7 cantos que apresentam a narrativa e fazem um louvor ao menino Jesus são resgatados e selecionados entre aqueles que foram preservados por grupos de folia de todo o Brasil: Reisado de São José, Cantando o terno dos Reis, Calix Bento, Hino de Reis, O Nascimento de Jesus, Devoto de Santos Reis e Despedida.
“A despedida foi marcante, pois as famílias presentes na praça – com crianças e seus avós – seguiram o cortejo, pelo túnel formado pelas luzes de Natal. Foi um momento de muita emoção”, completa Rosangela que promete levar a devoção durante o ano de 2022.
No dia 6 de janeiro, conforme manda a tradição, eles farão um último cortejo no Bairro da Pompeia, a tarde. “Faremos uma janta dos Reis no Rancho Pompeia”, conta Rosangela. “Nos encontraremos por volta das 18h30 ali na Associação e subiremos pela estrada até o Rancho Pompeia onde faremos uma cantoria em frente ao presépio e desmontaremos o presépio como manda a tradição. Depois faremos um amigo secreto e celebraremos a alegria do Natal com um jantar”; comenta explicando que a maioria dos integrantes do grupo trabalha nesse dia, então fazendo a noite garante-se a presença de todos e se estende o convite a quem mais vier lhes acompanhar.
O evento na Praça da Matriz faz parte das atividades do Luzes de Natal programada pela Prefeitura e o grupo agradece ao Secretário de Cultura, Fernando Murilo pelo apoio e presença no dia 23 e relembra quão importante foi apoio do ex-secretário Thiago Faria para tornar o resgate dessa tradição possível.
Para aqueles que celebram o Natal Cristão e também os que gostam da alegria das tradições vale conferir o cortejo do dia 6 e também acompanhar as atividades dos Foliões em seu canal do Youtube.