Não há mais dúvidas que o digital é uma tendência de mercado que se fortaleceu após o período de pandemia. E as empresas precisam acompanhar as novidades para se manter em destaque e não ficar para trás. Segundo o especialista da LLCAVALLI, o principal foco neste ano será a participação do próprio consumidor na divulgação do produto ou serviço. “Muito tem se falando na humanização digital, e neste ano a ideia virá ainda com mais força”, afirma o empresário Lucas de Lima Cavalli que neste mês celebra o segundo ano da sua agência em Socorro.
Lucas possui graduação em Marketing, e pós-graduação em Finanças e Controladoria e Especialização em Marketing Digital pela Unimax. Além disso, tem em seu currículo a Formação Internacional em CMO Xponencial Program, pela Startse, e Formação em Coaching Integral Sistêmico, pela Febracis.
Em entrevista ao Jornal O Município, ele conta um pouco da sua experiência de mais de 10 anos mercado e quais serão as tendências do marketing digital para este novo ano.
Como e quando começou a história da LLCAVALLI?
A vontade de empreender sempre foi muito forte e está no sangue o sonho de ter meu próprio negócio e poder contribuir com o crescimento e realização do sonho das pessoas. E uma das formas que eu trabalho nesse propósito é o Marketing. A onda veio na pandemia e decidi surfar nela.
A Agência LLCavalli foi fundada em 21/01/2021, mas teve a suas raízes dentro da pandemia. Logo no início, em junho de 2020, deixei meu emprego de quase 15 anos em uma indústria de Indaiatuba e entrei na sociedade da antiga Agência WollfCavalli, em Salto, para aplicar toda experiência de mercado vivida dentro da Robiel.
Porém, com propósitos diferentes, seis meses após o início da sociedade, tomei a decisão de sair da sociedade e abrir a Agência LLCavalli, aqui em Socorro. O motivo? Um mercado de marketing muito promissor tanto aqui como também no Brasil e no mundo. Já em nosso primeiro ano recebemos o Prêmio da Melhor Agência de Socorro. Hoje, atendemos a negócios locais, empresas do turismo e indústrias espalhados pelo Brasil, Israel, EUA e Canadá.
E agora em 2023 a agência LLCavalli trabalhará mais forte ainda para elevar o nível das empresas de Socorro e do Circuito das Águas, junto com a Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito das Águas, o qual tenho muito orgulho de fazer parte e ser um dos fundadores.
Que tipo de serviços oferece?
Hoje oferecemos os serviços de Estratégias Digitais com o tráfego pago, Consultorias em vendas, treinamentos de equipes e pessoas, Team Coaching e o Coaching Individual.
Quais os principais erros que as empresas comentem no que diz respeito ao mercado digital?
Poderia citar mais de 10 erros, mas vou citar 6 grandes erros:
1 – O principal: não contratar um profissional da área;
2 – Confundir Marketing com Vendas;
3 – Não planejar a estratégia de marketing da empresa;
4 – A falta de um orçamento destinado para o marketing da empresa;
5 – Esquecer de analisar a concorrência e o mercado que atua;
6 – Focar em novos clientes e esquecer dos clientes que já conquistaram.
Como a LLCAVALLI pode ajudar as empresas a estarem por dentro das tendências digitais?
Através de nosso propósito que é aplicar sempre o que há de mais novo nas estratégias de nossos clientes, e para quem ainda não é cliente pode seguir as nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Linkedin que traremos as novidades do marketing para todos.
Algo mais?
Gostaria de deixar uma mensagem para o ano de 2023. Acorde todos os dias para viver o melhor da sua vida, seja grato,
acorde para ser feliz, acorde para realizar as suas metas mais importantes, afinal, elas são suas e o seu futuro é construído por você! E o melhor ainda está por vir! E que eu tenho ainda um sonho que será realizado aqui em Socorro com a criação de um Instituto.
Tendências do mercado digital para 2023:
– Propósito além do faturamento
Cada vez mais os consumidores estão buscando o propósito de cada empresa. Há algum tempo já venho falando sobre isso com o time da agência e com nossos clientes a seguinte frase: Os consumidores não compram o que você vende e sim o porquê você vende! Recentemente ouvi de um grande empresário da cidade e pude confirmar essa tese: o propósito da empresa vai muito além do seu faturamento; a empresa que visa apenas o lucro financeiro não terá vida longa, pois isso é perceptível ao mercado. Os seus consumidores estarão alinhados sempre com seu propósito e organicamente os resultados virão até você.
– Foco na experiência
O relacionamento com o cliente faz toda a diferença e, por isso, as grandes empresas já trabalham aplicando essas estratégias através de um departamento com especialistas em experiência do cliente (Customer Experience, termo em inglês muito utilizado).
Quanto melhor e maior o relacionamento com o seu cliente, mais fácil fica de você entender o cliente, sua demanda, sua necessidade e poder criar as soluções para ele. Para você fornecer uma experiência, você precisa entender detalhadamente do seu público-alvo, quais são as jornadas que seus consumidores têm para aquisição e consumo de seu produto e serviço. Pensar como o seu cliente pode ter uma experiência única e maravilhosa com o seu negócio, é pensar de forma inteligente como a sua marca pode ser lembrada e levada por ele para outras pessoas.
Temos que cada vez mais ouvir nossos clientes e criar uma lealdade com nossos consumidores, e uma ferramenta a ser utilizada é pesquisa de satisfação do cliente. Nada melhor de quem já teve experiência com seu produto para te dizer se você está ou não no caminho certo. Algumas dicas para esse tópico: utilize as redes sociais para aumentar a interação com seu público, invista sempre no melhor atendimento, identifique os problemas e tenha humildade em ouvir os clientes e COLOQUE-SE no lugar do cliente.
– User-generated Content
Traduzindo para o português é o CONTEÚDO GERADO PELO USUÁRIO, ou seja, prova social. É uma tendência forte e todo e qualquer consumidor do seu produto ou serviço poder ser um criador de conteúdo. Este conceito não é novo e existe há algum tempo; nós mesmos usamos disso para poder comprar um produto, serviço e até mesmo reservar
uma hospedagem.
Esses conteúdos gerados de forma espontânea são muito mais valorizados e o custo muito baixo. Por exemplo: as avaliações e depoimentos são formas mais simples do usuário gerar um conteúdo e ele pode fazer isso em suas redes sociais, sites, e até mesmo no Google Meu Negócio. 3 motivos para você usar no seu negócio: Ajuda você definir seu cliente ideal (Persona), Confiabilidade e Credibilidade, e baixo investimento.
– Relacionamento via bots
São os robôs de atendimentos utilizados hoje no atendimento ao cliente. Uma solução de comunicação entre uma empresa e o cliente. Embora se fala em humanização, ele traz muitos benefícios bilaterais, tais como: agilidade no atendimento ao cliente, praticidade e rapidez, tirar dúvidas e esclarecimentos rápidos. Vale a pena avaliar isso para sua empresa e temos hoje plataformas muito evoluídas.
– Social selling
É o uso das redes sociais para aumentar a interação e relacionamento com seu cliente e consequentemente as suas vendas. As empresas usam muito essa ferramenta para agregar mais valor aos compradores. Os ciclos de vendas tendem a ser mais curtos, com aprofundamento maior nas dores e desejos dos clientes e nele você não só atrai novos potenciais clientes, como mantém um contato a longo prazo com seus clientes.
– Marketing interativo
Sem ser redundante, mas sendo, tem finalidade de aumentar a interação com seu público e, de forma muito eficiente, potencializar o engajamento do consumidor e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência muitas vezes exclusiva.
Aumenta o diálogo com as pessoas interessadas na sua marca e estreita cada vez mais o relacionamento com elas,
fazendo elas se sentirem muitas vezes parte do processo, sentimento de colaboração e criando uma fidelidade.