Abre amanhã, sábado 21/05, às 19h, e segue até 27 de agosto, no museu municipal, a 2ª Exposição Patrimônios Históricos de Socorro. As obras de artistas socorrenses e convidados de outras localidades tomaram conta do Anexo Histórico do edifício no qual se encontra o museu. “Casa incrível, de taipa de pilão e barrote é um local especial para se montar uma exposição que tem por tema patrimônios arquitetônicos”, comenta Rosângela Politano, artista plástica curadora da exposição. São 47 obras de 37 artistas convidados e 36 realizadas nas oficinas do despertar, realizadas em parceria com a Prefeitura de Socorro, por meio de sua Secretaria de Cultura.
“A exposição é uma das ações que faz parte da comemoração dos 10 anos do Cor-Ação e uma forma de agradecer a cidade de Socorro que nos recebeu de braços abertos e tem sempre apoiado as nossas atividades”, explica Rosângela. A escolha do tema foi muito especial e demandou uma pesquisa que, segundo a curadora, demandou um delicioso mergulho pela história não somente das famílias, mas de toda a sociedade socorrense porque “tudo estava ali dentro dos casarões … O registro da história e as marcas culturais de Socorro que é essa cidade especial no contexto do Circuito das Águas Paulistas e o patrimônio arquitetônico muito revela sobre isso.”
Cor-Ação. Cor + Ação = coração. Essa é a essência do projeto que em janeiro desse ano completa 10 anos de oficialização. De oficialização, pois muito antes já ocorriam as ações que fazem parte de sua base. Coordenado pela Artista Plástica Rosangela Politano e hoje com sede no ateliê “Casa das Artes”, no Livramento, o projeto tem, entre seus objetivos principais, despertar nas pessoas o gosto por criar ao descobrir o artista que há em todos nós.
As ações e eventos de comemoração tiveram início em janeiro, com o Grupo de Folia de Reis, que fez apresentações com cortejos que se abriram para a participação da comunidade. Já nos meses de março e abril, a Secretaria de Cultura patrocinou 8 oficinas de arte realizadas na Biblioteca Municipal, durante as quais foi trabalhado em telas, seguindo a estética Naïf, o tema patrimônios Arquitetônicos de Socorro.
“Sempre esteve no nosso horizonte – meu e de me companheiro Índio da Cruz – o de ensinar nosso ofício. Há mais de 30 anos, quando ainda morávamos em Embu das Artes já tínhamos o prazer de despertar o gosto pela criação por meio da arte e ensinar a quem quisesse aprender. Quando chegamos em Socorro não foi diferente e o projeto Cor-Ação foi tomando forma até chegar no que é hoje”, comenta entusiasmada.
Foi em 2012, após perceber a dificuldade de continuar com as atividades desenvolvidas na Zona Rural que resolveram trazer o projeto para a cidade, de forma a dar uma maior visibilidade ao Projeto e conseguir apoio. “Criei uma ação que se chamou “Vejo Flores em você” e levei para a praça da Matriz uma tela em branco, tintas e pincéis e coloquei uma frase com o nome da ação, desenhei uma flor e sai de perto.”, conta. “Para a minha surpresa, o Alcindo Jr, que estava na janela da Casa Rosada, saiu, atravessou a praça, leu a frase e pintou uma flor. Daí em diante fui observando as diversas pessoas que passavam e iam desenhando uma flor…. Donas de casa, empresários, trabalhadores, estudantes, pessoas da zona rural e cada um que foi passando foi pintando uma flor… e num instante aquele enorme quadro em branco foi virando um jardim florido… Nesse momento eu tive a certeza de que a cidade tinha fome de arte e ali surgiu então o projeto Cor-Ação oficialmente”, completa.
Entre as atividades do Cor-Ação, além das diversas oficinas realizadas, estão mostras, workshops, rodas de conversa, saraus, residências artísticas nacionais e internacionais e três Bienais sempre com o apoio de parceiros. Rosângela destaca também a realização de Saraus e a criação do Grupo de Folia “Os Santos Reis do Livramento” de modo a resgatar e incentivar a cultura local.
“Muitos artistas hoje são reconhecidos publicamente e têm obras em acervos particulares e de museus… E em nossa cidade já tivemos mais de 20 obras selecionadas para a Bienal do Sesc, trouxemos 4 prêmios, mais de 10 artistas representando Socorro na exposição que é considerada a mais importante do país. Foi um resultado de grande expressão para nós. E Socorro é citada como um polo de produção de arte Naïf”, diz explicando que o Projeto acompanha a trajetória dos artistas que participam das oficinas, ajudando-os a participar de diversos eventos.
Serviço:
2ª Exposição Patrimônios Arquitetônicos de Socorro
Coquetel de Abertura: Sábado 21/05, às 19 horas com entrega de Catálogo
Local: Museu Municipal Dr João Baptista Gomes Ferraz – Rua Antônio Leopoldino, 185 Centro