Foto: ilustração

A Secretaria de Turismo e o COMTUR anunciaram a abertura de inscrições para o Festival Ecogastronômico 2022, que será realizado durante todo o mês de outubro. “Ele é derivado do nosso já tradicional Festival Gastronômico e vem com o mesmo objetivo: incentivar a inovação e a criação de novos pratos com produtos típicos locais”, conta a presidente do COMTUR, Ana Luiza Russo, que participou da criação do festival, em 2019, quando presidia a ASTUR – Associação de Turismo da Estância de Socorro.

“O evento cresceu e vem tomando uma proporção maior, trazendo a Secretaria de Turismo e o COMTUR à sua organização. Além disso, trouxe uma nova identidade visual, alinhada à certificação que conquistamos, ao nos tornarmos a 1ª Cittaslow do Brasil – Cidade do Bem Viver”, completou ela.

O Festival Ecogastronômico surge pela vocação natural de Socorro para produtos locais e a variedade de empreendimentos
alimentícios, aliadas às tendências de mercado.

“A proposta segue na linha da valorização dos produtos e dos produtores locais, que são a base da Ecogastronomia. Recentemente, a Secretaria de Turismo promoveu capacitações para que as empresas da cidade, produtores rurais e artesãos pudessem entender o conceito e as diversas aplicabilidades do movimento “Slow Food”, introduzindo-os em seus negócios e possibilitando um alinhamento com a certificação Cittaslow”, comenta a Secretária de Turismo, Ana Monteiro.

Sobre o Festival
Inscrições:
Podem ser feitas até o dia 12 de agosto, através do WhatsApp: (19) 97111-0889, email: [email protected].
br, ou telefone: (19) 3895-8005.

Tema: O tema definido para a edição de 2022 será a Ecogastronomia, através de um ingrediente específico que será definido em reunião com todos os participantes.

Quem pode participar: Restaurantes, bares ou similares que possuam potencial para receber munícipes e visitantes. Requisitos: Ter empresa devidamente constituída, com as documentações em dia na Prefeitura de Socorro; estar inserido no Inventário Turístico da Secretaria Municipal de Turismo; possuir CADASTUR vigente e assinar o termo de participação no evento.

Responsabilidades dos participantes: A empresa deverá desenvolver um prato com o ingrediente escolhido e deverá passar as informações do mesmo em data a ser combinada. As informações deverão ser enviadas para a Secretaria de Turismo com: nome do prato, descrição, valor, dias e horários de funcionamento.

Responsabilidades dos organizadores: Realizar e fornecer todo o material de divulgação on-line e off-line do Festival para
a empresa participante.

Tendências para o desenvolvimento dos pratos: Segundo os organizadores, na hora de desenvolver o prato é importante se basear nas principais tendências de mercado, tais como:

Comida Fitness: comida saudável;
Food Experience: muito mais que um prato servido, esse conceito engloba inúmeros outros aspectos, como o ambiente, o clima e as diversas sensações provocadas no cliente;
Comfort Food: a criação de comidas caseiras incríveis ajuda a relembrar a “comida de vó” e a “comida de mãe” e trazem muitas memórias e lembranças afetivas;
Slowfood: estabelece conexões entre aquilo que comemos, a saúde das pessoas e do planeta. A comida precisa ser significativa, ser fonte de prazer e comprometida com a responsabilidade socioambiental. Nessa perspectiva o Slow Food cunhou os termos: Ecogastronomia; alimentos orgânicos; restrições alimentares sem glúten; sem lactose; sem açúcar; comida vegetariana e vegana; ambientes instagramáveis e pratos bem montados.