Praia, natureza e vida noturna: nesta edição apresentamos o litoral catarinense, destino escolhido por Andressa Scarpel, consultora de viagens da Astur e que, com muito planejamento, conheceu diversas cidades e pontos turísticos em sete dias de aventura.
Confira seu depoimento:
A região turística de Santa Catarina tem como grande vantagem a proximidade dos destinos, sendo assim, com um bom planejamento, é possível visitar várias cidades e esse foi o ponto que mais levei em consideração na hora de decidir minha próxima viagem.
Com um litoral exuberante, o maior parque temático da América Latina, a cultura Alemã muito presente e inúmeros atrativos noturnos, os destinos catarinenses atendem a um público muito amplo de turistas.
Estive em viagem durante sete dias, os quais foram extremamente proveitosos em razão do roteiro que preparei.
Meu foco era conhecer a maior quantidade de lugares possível, mas com tempo hábil para curtir cada cantinho escolhido. O que mais me ajudou nesse aspecto, sem dúvidas, foi a locação de carro, que me deu autonomia completa para visitar os pontos turísticos dentro dos horários que eu havia programado. Além, é claro, de uma enorme economia financeira.
Desembarquei em Navegantes pela manhã, e dentro do próprio aeroporto já retirei o carro que havia locado com antecedência. No mesmo dia, me dirigi até a cidade de Bombinhas, onde visitei a “Praia de Bombas”, “Ribeiro” e “Bombinhas”, que são interligadas através de uma passarela. Tive também o grande privilégio de avistar várias tartarugas durante o trajeto, o que tornou o passeio ainda mais especial! No fim do dia, fui até o “Mirante ECO 360°”, que proporciona um visual deslumbrante, principalmente no pôr do sol.
Apesar de o foco da viagem ser o Litoral Catarinense, o segundo dia foi destinado a conhecer o “Parque Beto Carrero”. Com mais de 100 atrações, o parque garante entretenimento para todas as idades. Um grande destaque vai para o espetáculo “Hot Wheels”, que envolve toda a plateia com manobras radicais de carros, motos e até caminhões! Por atrair muitos visitantes, o ideal é adquirir o ingresso com antecedência, dessa forma você evita filas e garante a experiência!
No terceiro dia fiz um passeio para a ilha mais famosa do estado. Saindo de Florianópolis, a Ilha do Campeche é banhada por um mar de águas calmas e cristalinas. Por ser uma área de preservação ambiental, você divide o espaço com peixes, aves e quatis. Além disso, é possível fazer uma trilha guiada que te apresenta pinturas rupestres locais. A Ilha tem uma pequena infraestrutura com opções de refeição, mas também é possível levar sua comida, já que os valores lá dentro costumam ser mais altos que a média. Ao final do passeio, fui até a “Praia da Joaquina”, onde apreciei um dos pores do sol mais bonitos da minha vida!
No dia seguinte, optei por conhecer a Guarda do Embaú, principal praia do pequeno munícipio de Paulo Lopes. Com um ‘centrinho’ muito aconchegante, esse destino se torna completamente diferente de todos os outros do roteiro. A praia em que o rio encontra o mar é perfeita para um dia de descanso em meio a todos esses passeios.
Já o quinto dia de viagem foi todo programado em Balneário Camboriú, considerado um dos destinos turísticos mais procurados do país. Logo pela manhã, já com ingresso comprado, fui até o “Parque Unipraias” que proporciona uma experiência única com o passeio de bondinho e o mirante de vidro. O final do passeio se dá em “Laranjeiras”, uma praia muito estruturada e com opções de quiosques, restaurantes e atividades extras. No final do dia, fui conhecer a mais nova atração da cidade: a “Big Wheel”. Com cabines panorâmicas, a maior roda gigante da América Latina garante um visual único dos inúmeros arranha-céus e, certamente, deve estar no seu roteiro.
No penúltimo dia de viagem, o descanso foi garantido em Governador Celso Ramos, uma cidade pouco explorada turisticamente, mas com uma beleza surreal. O dia foi todo na “Baía dos Golfinhos”, uma praia isolada, sem estrutura e com pouquíssimo movimento. Ideal para vivenciar o contato com a natureza! E, para finalizar o dia, fui até a “Orla de Ganchos do Meio”, apreciar o pôr do sol sobre o deck das pequenas embarcações locais. Uma curiosidade muito interessante é que todos os moradores possuem sotaque português, passando a sensação de que você saiu do Brasil.
Antes de retornar, como meu voo foi programado estrategicamente para o período da tarde, fui conhecer a famosa Blumenau, que possui a maior comunidade alemã em território brasileiro. Lá, a “Vila Germânica” se torna o principal ponto turístico, onde é possível provar a culinária e as famosas cervejas alemãs.
Uma grande ressalva vai para a segurança em todas as cidades. Com muito policiamento, mesmo no período noturno, me senti bastante protegida, inclusive para estacionar o carro alugado fora de estacionamentos.
Outra curiosidade está no fato da grande quantidade de turistas argentinos. Em determinados momentos, só é possível ouvir pessoas próximas falando espanhol, dando a sensação de que você está no país vizinho.
O Sul vem se desenvolvendo muito turisticamente e deve entrar na sua lista de “viagem dos sonhos”! Assim como eu, você não vai se arrepender!