As incríveis águas do Pantanal mato-grossense. Foi lá, que o grupo de 32 pescadores, de experientes a amadores, passou uma semana a bordo do Sport Fishing Pantanal.

Saíram de Socorro no sábado 26 de agosto, rumo ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, onde pegaram um voo direto para Cuiabá/MT. No dia seguinte, seguiram mais 220km de ônibus para a cidade de Cáceres/MT.

Na segunda-feira, saíram cedo, percorrendo mais 80km de estrada de terra, até chegar ao porto, dentro de uma fazenda ainda nos limites de Cáceres, onde pegaram o barco hotel. Partiram às 16h.

No barco, comandando pelo capitão e 6 tripulantes, a estrutura é grande, com quartos e restaurante, com refeições a vontade o dia todo.

A rotina de pesca no Rio Paraguai começava cedo. Cada dupla de pescador saía com seu pirangueiro nos barcos menores, às 6h e às 15h. Pirangueiro é o nome dado ao pescador experiente, geralmente ribeirinho, que presta serviços como guia, preparando iscas e pilotando barcos. Eram 16 deles no total.

Juninho Sartori conta que a comunidade local é muito rígida em relação as regras de preservação. “Peguei um Pintado de 84cm e não pude trazer porque o mínimo era 85cm. Dourado não poderia trazer de maneira nenhuma!”, revela.

Mas o show das águas rendeu! Teve também Barbado, Jurupoca, Cachara… O que mais chamou atenção foi Marinho e Flavio, os novatos na pescaria que mais pegaram peixes!

Embora a lei permita 1 exemplar e mais 5 kg de peixe por pessoas, todos foram devolvidos para a água.

Ahh, e o rio era cheio de piranha, era preciso cuidado para colocar a mão na água!

Conferiram o espetáculo diário da natureza, com o nascer e por do sol nas águas. Tiveram sorte e não pegaram nenhum dia de chuva.

Deu para ficar cara a cara com Jacaré e Sucuri, ver a beleza do Tuiuiú – símbolo do Pantanal – , iguana, lontra…. Até procuram a onça, mas essa não acharam! De inusitado, viram um búfalo imenso cruzando o rio nadando… Valeu!

Começaram o caminho de volta para casa no sábado, 2 de setembro. O ônibus já aguardava no porto da fazenda. Cáceres, Cuiabá, São Paulo, chegando em Socorro já no início da madrugada do dia 4 de setembro, com uma bagagem de história para contar!

Participaram da pescaria: Marcelo Mantovani, Fernando Mezanini, Elvis Stracci, Zé Diferente, Junior Sartori, Carlão Bonetti, Gustavo Montanheiro, Luciano Artioli, Bigú, Jé Munarão, Neto Nogueira, Vitinho, Grampola, Ademir Srtacci, Dú Chic Chop, Flavio Bassi, Edmar, Marcelo Mazaro, Chorão, Luis Carlos, João Valério, Robinho, Juninho dos Pereiras, Junião Curisco, Leandro Zóio, Marcio Pires, Daniel Samarone, Maé Vesco, Marinho, Fabio Bigon, Aldemir e Rogerio Sabadini.