A instalação coletiva Relicários ocupa a Biblioteca Municipal até dia 1° de julho. Quem gosta de arte não pode perder essa exposição coordenada por Marinilda Boulay, presidente do ITC, Instituto Totem Cultural, com apoio da Secretaria do Turismo.
A partir da reciclagem de mais de 200 caixinhas de papelão em obras de arte, a instalação faz homenagem à fauna, à flora e às tradições da cidade de Socorro, que fizeram com que ela fosse escolhida para ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades “onde viver é bom”, cuja sede fica na Itália e reúne 281 municípios dos 5 continentes.
A instalação Relicários que é recebida pelo bibliotecário Fábio dos Santos Godoi e sua equipe, foi criada a partir de uma oficina aberta ao público ministrada por Marinilda Boulay, na própria Biblioteca no mês de fevereiro, paralelamente foi feito um convite à rede educacional, para que jovens e crianças da cidade participassem do seu processo criativo.
Marinilda é artista, pesquisadora e presidente do ITC, Instituto Totem Cultural, associação da nossa cidade, que desde 2008 busca desenvolver ações em torno da arte, da cultura, e da proteção do meio ambiente.
“Caixas de papelão, de diversos tipos e tamanhos, foram recicladas e tratadas como suporte para a criação artística, elas são os relicários onde guardamos e protegemos os tesouros da nossa cidade”, revela ela.
Obras dos artistas Vânia Cardoso, Zé (José Benedito Ferreira) e de Marinilda Boulay, também compõem a criação ao lado das que foram produzidas pelos participantes da oficina e pelos alunos das escolas que abraçaram o projeto: Escolas Estaduais José Franco Craveiro e Narciso Pieroni, assim como as escolas particulares Instituto XV de Agosto e Viverde.
Acompanhe mais informações no site e nas redes sociais da Biblioteca Municipal: https://biblioteca.socorro.sp.gov.br @bibliotecadesocorro
Serviço: Mostra “Relicários”
Até 1º de julho
Biblioteca de Socorro “Profª Esther de Camargo Toledo Teixeira”
Aberta de Segunda a Sexta 8h30 às 17h30. Contato (19) 3895-4252. Entrada gratuita.