O lançamento do livro “José Peretto patrimônio cultural de Socorro, nos é contado pelos artistas socorrenses” acontece nesta terça-feira (11) na Biblioteca Municipal às 10h30.
O livro, escrito por um coletivo de autores, é publicado pelo ITC, Instituto Totem Cultural, e tem sua organização feita por Marinilda Boulay. Ele vem retirar definitivamente do esquecimento José Peretto (1874-1949), artista fundador da história das artes visuais de Socorro, que ao lado de José Santoro, seu aluno de desenho, e de seu amigo fotógrafo Aurélio Bellintani, realizou em 1937 a primeira exposição de pintura da cidade.
O artista de origem italiana José Peretto vem para o Brasil com 23 anos em 1897, deixando atrás de si no final do século XIX, a Itália assolada pelas guerras que precederam sua independência da Áustria, e a unificação entre a sua parte norte e a sul. José Peretto vem para a tão sonhada “Mérica”, realidade que faz parte da ancestralidade de grande número de famílias socorrenses. Ele estabelece-se primeiramente em Pedreira, onde fica até 1904. No final desse período, já então conhecido na região como retratista e pintor de obras sacras, recebe o convite para pintar e decorar o forro da então igreja Matriz de Socorro. Conhece Horalina Lacorte, que se tornaria sua esposa um ano mais tarde, em 1905. Sua família de origem mineira de Camanducaia estava radicada na cidade desde 1870. Seu avô paterno participou da fundação da Comarca em 1889. Ela e sua família desempenharam um importante papel na adaptação do artista ao país, e sua instalação definitiva em Socorro, onde vai ficar até sua morte em 1949.
O ITC, Instituto Totem Cultural, iniciou as pesquisas em torno da vida e obra do artista em 2016, com esse material, e a especial colaboração da família Peretto, e de outras famílias socorrenses, que possuem obras do artista, realizou uma exposição retrospectiva de José Peretto no Museu Municipal Dr. João Baptista Gomes Ferraz, entre 29 de novembro de 2019 e 04 de janeiro de 2020. O ITC dava assim os primeiros passos, buscando resgatar e transmitir a vida e a obra desse grande artista, esse empenho é enfim coroado agora com a publicação desse livro.
Escrito em prosa e verso para grandes e pequenos, ele traz a cronologia de José Peretto, poemas em sua homenagem, textos de pesquisa, obras realizadas para o público infanto-juvenil, assim como reproduções de suas obras de arte.
O livro tem como co-autores: Augusto Pellatieri Belluzzo Gonçalves; Carlos Eduardo Marcos Bonfá; Denise Grigolão; Francisco Aparecido; Gabriel Perre; José Valdir Ferrari; Lilia de Toledo Martins Tozeti; Luciana Pelatieri Siqueira, e Marinilda Boulay. Ele conta com a participação especial de Oscarlina Bandiera de Oliveira Santos, e do professor e escritor Nicolas Norato, que criou com seus alunos um poema coletivo para o livro, como ele relata: “No ano passado, participei com meus alunos da EE PEI José Franco Craveiro das oficinas literárias do projeto “Fora da Estante” na Biblioteca Municipal, quando todos os estudantes tiveram a oportunidade de exercitar a escrita criativa inspirados pelas obras de José Peretto. Hoje, temos uma poesia coletiva, que organizei após as oficinas, que abre o livro para tantas histórias sobre o artista”.
Com foco ainda na transmissão entre gerações de José Peretto, o livro traz um conto de Francisco Aparecido, e duas histórias infantis, uma escrita por Denise Grigolão e a outra por Luciana Pelatieri Siqueira, cujo protagonista é o seu já conhecido personagem Arthur: “Com a narração da mãe de Arthur, esta história dá asas a imaginação e nos leva a visualizar mundos mágicos. Através do olhar atento do menino, ele e sua mãe passeiam pelo museu de Socorro observando as obras de José Peretto, e idealizando mundos fantásticos a partir das pinturas deste grande artista socorrense”, conta Luciana.
Em torno do evento de lançamento vão ser ministradas duas oficinas literárias gratuitas. A primeira na terça-feira (11), e a segunda na quinta-feira (13), ambas a partir das 9h40 na Biblioteca Municipal. A realização desse projeto foi possível por ele ter sido contemplado pelo edital 02/2024 da Prefeitura Municipal de Socorro para receber apoio financeiro através da PNAB, Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Para maior difusão, o livro tem uma versão digital com acesso gratuito no link: https://www.totemcultural.org.br/jose-peretto/ Segundo Marinilda Boulay, organizadora do livro e presidente do ITC, essa publicação permite conhecer melhor o artista José Peretto, e sua obra, assegurando a transmissão do legado daquele que nascido Giuseppe na Itália em Socorro tornou-se o grande artista José Peretto, patrimônio cultural socorrense, uma herança do nosso passado, que possibilita às gerações futuras compreender a identidade do nosso povo.
Serviço
Lançamento do livro
“José Peretto patrimônio cultural de Socorro, nos é contado pelos artistas socorrenses”
Realizado por um coletivo de autores, com organização de Marinilda Boulay
Editor: ITC, Instituto Totem Cultural
Terça-feira, 11 de março, às 10h30
Acesso gratuito à versão digital do livro no link:
www.totemcultural.org.br/jose-peretto/
Oficinas literárias gratuitas
sem necessidade de inscrição prévia
a partir de 9h40
Terça-feira, 11 de março
Quinta-feira 13 de março
Local: Biblioteca Municipal Profª Esther Toledo de Camargo Teixeira
Endereço. Rua 15 de Novembro, 210
Centro, Socorro, SP,
Tel.: (19) 3895 4252