A “MITC, Mostra Internacional Totem das Cores”, exposição de arte naïf contemporânea, abre as portas para o público nesta sexta-feira (6 de agosto) no Museu Municipal.
A edição 2024 deste “Totem das Cores da cidade de Socorro” é uma edição comemorativa, pois o ITC, Instituto Totem Cultural, que realiza a MITC festeja seus 15 anos de atividades, e o “EMACS, Encontro de música e Artes do Conservatório Municipal”, dentro do qual a programação da MITC está inserida, celebra sua décima edição.
A exposição tem mais 200 obras de diferentes linguagens, que retratam a beleza da natureza, seus desafios no século XXI, assim como a diversidade cultural das cidades brasileiras e de diversas partes do mundo pela perspectiva de mais de 150 artistas nacionais das nossas 5 regiões e 32 internacionais, de países como Portugal, França, Itália, Chile, México, Cuba, Bulgária, Romênia, USA, entre outros.
“Os artistas realizaram obras em homenagem à fauna, flora e à diversidade cultural de Socorro na primeira edição da MITC em 2023, e cada um deles foi convidado a prestar a mesma homenagem à sua própria cidade na edição 2024. Provocamos assim a troca de olhares entre as cidades dos artistas que participam da Mostra e a cidade de Socorro, que os acolhe. Os artistas que participam da exposição foram selecionados através de um edital, ao lado de convidados e homenageados”, explica Marinilda Boulay, coordenadora do evento.
Lina Bandiera, divide a direção artística do evento com Marinilda Boulay e destaca que o intercâmbio cultural propiciado não só enriquece o evento, mas também fortalece os laços entre os participantes e a comunidade local de Socorro.
Na busca de fomentar a diversidade e a inclusão, a MITC, Mostra Internacional Totem das Cores, promove intercâmbios entre diferentes estéticas e culturas, propiciando um espaço de valorização, difusão e circulação da produção artística atual, potencializando as artes visuais em geral e a arte naïf em particular, assim os co-curadores Antonio do Nascimento e Romildo Sant’Anna estão a frente da escolha dos artistas naïfs, que compõem a Mostra, e Percival Tirapeli as obras dos artistas pertencentes às outras estéticas.
O evento compreende um espaço especial para os artistas Marcos Melhado e Andrea Guim que receberam o Prêmio Exposição “Totem das Cores” em 2023; assim como para obras consagradas às ações da Associação Ambientalista Copaíba que há 25 anos vem se dedicando à proteção dos mananciais, e biomas da Mata Atlântica.
Nesta edição comemorativa a MITC presta uma homenagem aos 100 anos de nascimento de Iracema Arditi, artista visionária, que criou o Museu do Sol de Penápolis-SP; e participou no nascimento do acervo do museu francês MANAS (Museu de Arte Naïf e de Artes Singulares) de Laval, cidade de Henri Rousseau considerado o pai da arte naïf. Os artistas de hoje serão nossos mestres de amanhã, assim a MITC saúda a memória dos artistas, que nos deixaram este ano: Olinda Silva; Deraldo; J. H. Brito, e o gravurista pernambucano J. Borges, tendo a exposição em sua homenagem obras que marcam a história da gravura no Brasil. A exposição segue até o sábado 5 de outubro.
Programação de abertura
A programação de abertura da MITC 2024 promete ser uma grande festa de todas as cores! Ela acontece a partir de 16h no pátio externo da Câmara Municipal com uma roda de conversa entre artistas, curadores, representantes institucionais, e público em geral. Às 18h, ali mesmo, a Congada de São Benedito e Divino Espírito Santo faz seu cortejo, o Coletivo Ubuntu, que vem de São Mateus (ES) especialmente para o evento realiza uma performance poética, seguidos da performance realizada pelo Coletivo socorrense “Movimento criativo”, temos então a entrega da premiação, e a visita da exposição no Museu Municipal.
No final de semana serão oferecidas oficinas gratuitas, e o show de Toninho Ferragutti no sábado (7) às 21h na Igreja Matriz, e no domingo o show “Viola Rosa e Sertão – Paulo Freire”, às 20h no Centro Cultural, em coordenação com a programação do EMACS.
Oficinas gratuitas
No sábado (7) teremos duas oficinas no Museu Municipal. A primeira às 15h propõe uma vivência em cerâmica e arte têxtil com Luka Fagundes, Marinilda Boulay, Selma Bombachini e Sônia Gonçalves. A segunda começa logo em seguida às 16h30 com pintura sobre folhas da vegetação de restinga da Praia de Guriri da cidade de São Mateus no Estado do Espírito Santo, que será ministrada pelo Coletivo Ubuntu que vem de São Mateus especialmente para o evento.
No domingo a programação acontece no Espaço do Artesanato, dentro do Parque da cidade, e começa às 10H com uma performance poética do coletivo Ubuntu de São Mateus (ES). Em seguida às 10h30 teremos a oficina com uma vivência em arte têxtil ministrada por Rosângela Ferrari. Logo após teremos a finalização das peças realizadas na oficina « Vivência em cerâmica e arte têxtil » ministrada no sábado no Museu Municipal.
As inscrições podem ser feitas por WhatsApp (19) 99900 6217 ou pessoalmente no Museu Municipal.
A MITC, Mostra Internacional Totem das cores por seus co-curadores
Os artistas que participam da exposição foram selecionados através de um edital, ao lado de convidados e homenageados.
Antonio do Nascimento e Romildo Sant’Anna analisaram as obras naïfs inscritas pelos artistas no edital aberto para participação nesta edição da MITC. Para Romildo Sant’Anna, a MITC, esse Totem das Cores da cidade de Socorro, possibilita aos visitantes a visão de dois conjuntos artísticos internacionais, o brasileiro e o estrangeiro. Sobretudo, dá-nos o privilégio de enxergarmos criticamente, na mesma Exposição de Arte, realidades aparentemente conflitantes, mas que, mais do que nunca, explicam uma ideia que parece universal: A arte imita a natureza humana e, quase sempre, submete-se às vidas, sociedades e culturas em seus tempos e lugares: o lá-longe, e o aqui-perto; o ontem, e o agora; o estrangeiro e o nacional. Qual deles, na aparência, é mais “primitivista”? Talvez o brasileiro. Mas isso é irrelevante porque, para além das terminologias, interessa-nos a Arte como expressão da beleza e esplendor do que somos”.
Antonio do Nascimento comenta: “Mais uma vez, a convite da artista, animadora cultural e amiga Marinilda Boulay, confirmei a minha participação no processo seletivo de obras naïfs para a “MITC – Mostra Internacional Totem das Cores”, edição 2024, certamente um novo e marcante evento de artes visuais na cidade de Socorro (SP). Antes de qualquer coisa, devo registrar que recebi o convite com muita honra e contentamento, uma vez que Socorro tornou-se um polo de expressivas realizações culturais de grande destaque.(…) Concluindo as minhas considerações sobre a importância de ver, entender e apreciar a arte naïf, penso que vale a pena relembrar o que já escrevi há alguns anos, em outro contexto: “Com toda a certeza, cada visitante irá gostar das obras em exposição. Para tanto, basta ter bons e afinados olhos para ver e um grande e receptivo coração para sentir”.
E por fim Percival Tirapeli que analisou as obras não naïfs inscritas no edital de participação: A proposta da Mostra Internacional Totem das Cores de Socorro – Fauna/Flora/Cultura da Cidade – instiga a criatividade do artista contemporâneo. A inquietação costuma ser um dos motes para a criação, assim como o estado de reflexão. A observação aponta para os temas propostos, porém os meios para se concretizar a obra são múltiplos – pintura, fotografia, escultura, instalação, cerâmica — assim como os estímulos sobre o
Serviço
MITC, Mostra Internacional Totem das Cores 2024
Abertura sexta-feira 6 de setembro 2024 a partir de 16h
Local: Museu Municipal Dr. João Baptista Gomes Ferraz – Socorro/SP
Rua Antonio Leopoldino, 185 – Socorro-SP CEP 13960 000
Data: de 06 de setembro a 05 de outubro 2024
Horário: de terça a sábado, das 09h às 17h
Maiores informações: 19 9 99 00 62 17
Acesso gratuito