Relicários é um projeto de criação coletiva coordenado por Marinilda Boulay, com apoio da Secretaria do Turismo e Museu Municipal, em homenagem à cidade de Socorro, que é a primeira “Cittaslow” do Brasil.
Cittaslow é uma organização italiana que tem, por objetivo, reduzir a velocidade da vida nas cidades, aumentando sua qualidade para seus habitantes. A instalação coletiva Relicários foi desenvolvida por Marinilda Boulay, que além de artista, é pesquisadora e presidente do ITC, Instituto Totem cultural, uma associação da nossa cidade, que busca desenvolver ações em torno da arte, da cultura, e da proteção do meio ambiente.
Relicários foi criada a partir de uma oficina aberta ao público ministrada pela artista, e de um convite feito à rede educacional, para que os jovens e crianças da cidade participassem do processo criativo, reunindo assim mais de 200 trabalhos. Obras de artistas como Vânia Cardoso, e Zé (José Benedito Ferreira) também compõem a criação ao lado das que foram produzidas pelos alunos das escolas que abraçaram o projeto: Escolas Estaduais José Franco Craveiro e Narciso Pieroni, assim como as escolas particulares Instituto XV de Agosto e Viverde.
“Uma caixa é destinada a guardar objetos, na mitologia grega temos a caixa de Pandora, uma caixa extraordinária onde os deuses colocaram dentro o dom da esperança. Uma caixa pode também ser um relicário, um lugar onde guardamos coisas sagradas ou relíquias, vindo daí a inspiração para o nome e o conceito desta instalação”, afirma Marinilda.
Os mais diversos tipos de caixas, como as de remédio, creme dental, sabonete, sapato, etc, foram tratados como suporte para a criação artística nesse projeto, que encanta os visitantes. Nele as caixas foram transformadas em um grande relicário coletivo, destinado a guardar e proteger as coisas preciosas da cidade, como seu ritmo onde é bom viver, sua fauna, flora e sua diversidade cultural, elementos que fazem com que Socorro tenha sido escolhida para ser a primeira Cittaslow do Brasil!
Serviço
“Relicários” até 16 de abril
Museu Municipal Dr. João Baptista Gomes Ferraz. Rua Antônio Leopoldino, 185 , Centro, Socorro-SP
Entrada gratuita
Aberto de terça a sábado das 9h às 17h. Fone: (19) 3895-8344