O projeto “Fora da Estante – Livro aberto”, busca fomentar a literatura na nossa cidade através da realização de 8 oficinas literárias presenciais em torno de 21 autores socorrenses e suas obras já publicadas em poesia, prosa, ficção, literatura infantil e pesquisa histórica. Essas obras afirmam a identidade cultural da nossa cidade, associada à sua identidade regional.

Com início nesta sexta-feira (18) e término em 13 de setembro na Biblioteca Municipal “Profa. Esther de Camargo Toledo Teixeira”, e em bairros da zona rural, com uma importante ação junto à rede educacional da cidade, cujos alunos participam das oficinas, e em especial os da Escola Municipal Professora Leonor Arioli Bertolete do Bairro do Livramento; da Escola Estadual José Dini do Bairro dos Moraes e da Escola E. José Franco Craveiro. A coordenação da participação dos alunos desta última ficou a cargo do professor e autor Nicolas Norato.

O “Fora da Estante – Livro aberto” é uma iniciativa do Núcleo de Literatura do ComupC, Conselho Municipal de Políticas Culturais, Valdir Ferrari é representante do Núcleo e autor de vários livros ligados à pesquisa histórica de nossa cidade e região assinala a importância do “Fora da Estante – Livro aberto” para o desenvolvimento de novos escritores e estímulo à criação literária e à formação de público para a literatura.

Já Marinilda Boulay, é presidente do ITC, Instituto Totem Cultural, editora da nossa cidade, e autora de livros como “Benzedeiras, tradição Milenar de cura pela fé” e “Fitas e Flores comenta: “O “Fora da Estante – Livro aberto”, estimula a prática da leitura de autores em geral e de autores socorrenses em especial, os quais serão apresentados e lidos durante as oficinas. Participam do “Fora da estante” autores como Gabriel Perre, que publicou “Histórias, causos e sons. A música instrumental na cidade de Socorro”; Augusto Beluzzo com o livro « O Sagrado através dos Tempos – História completa da igreja Matriz de Socorro-SP com mais de 200 fotos originais, ou ainda a poeta Hita Dutra com o livro “Fases” – em poema e prosa poética, entre outros. Nunca tivemos na cidade um projeto deste porte focado nos autores locais, com a valorização, fomento e difusão de suas obras”.

Temos vários autores com obras dirigidas ao público infanto-juvenil na cidade como Luciana Pelatieri Siqueira, que publicou uma série de livros em torno do seu personagem central Arthur, como “Arthur e as pedras mágicas”; “Arthur e suas duas metades”; “Arthur em uma viagem no tempo”. Francisco Aparecido, que apresenta no projeto a obra « Os Fantasmas da Fábrica de Louças », para um público de jovens; e Denise Grigolão, autora dos livros infantis: “Rafael nas asas da borboleta azul”; “O Amor e as rosas”; “O dia do solo”; “O Retrato da alma de uma flor” e “Palavras na Lua” . Denise declara: “Sou muito grata pelo convite para participar desse belíssimo trabalho de oficinas de literatura, no “Fora da Estante – Livro aberto”, o qual tenho certeza, será um sucesso no intuito de incentivar a leitura e também acalentar os sonhos de novos escritores”. Denise Grigolão lança sua autobiografia “Heróis Implacáveis – Histórias de pessoas comuns que cresceram na vida do absoluto zero” na Bienal do Livro do Rio de Janeiro no 1° de setembro próximo.
Nas oficinas serão apresentados esses e outros autores locais inclusive os que foram publicados na antologia de autores socorrenses « Fora da gaveta », sob a coordenação de Douglas MCT, a qual inspirou o projeto atual e foi publicada no ano passado também com apoio do ComupC, que são: Ana Elisa Vedovotto; Camila Ferrers; Carlos Eduardo Marcos Bonfá; Eros Junior; Fernanda CCVL; Geraldo Aparecido Cardoso Santos; Gilberto Tadeu Modna; Giovana Motta Silva; Júlia Felipin de Souza; Lilia de Toledo Martins Tozeti; Maria Clara Muniz Belon de Moraes; Nicolas Norato; Pedro Manoel e Raiani Leite.

O “Fora da Estante – Livro aberto” é realizado pelo Núcleo de Literatura do ComupC, Conselho Municipal de Políticas culturais, com apoio do ITC, Instituto Totem Cultural, Biblioteca Municipal, e Prefeitura através da sua Secretaria de Cultura. A programação completa das oficinas pode ser conferida nos sites: totemcultural.org.br/expo e bliblioteca.socorro.sp.gov.br

Dos organizadores
Para O Município