Participe desta homenagem às nossas mulheres. Foto e obra Mel Bertucci

A Mostra “Mulheres que fazem história”, que será realizada pelo Museu Municipal, convida as artistas para juntas celebrarem o Dia Internacional da Mulher, que é comemorado anualmente no 8 de março. Ele foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), a partir de 1975.

Essa data foi escolhida porque em 8 de março de 1917 mais de 90 mil mulheres se reuniram em protesto na Rússia para reivindicar melhores condições de trabalho e de vida, lutando contra a fome decorrente da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Esse protesto ficou conhecido como “Pão e Paz”.

Antes desta data, outros acontecimentos nos Estados Unidos (greves entre 1908 e 1911) e na Dinamarca (II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em 1910), por exemplo, já registravam a luta das mulheres, buscando mudanças sociais, jurídicas e econômicas para mais oportunidades e equilíbrio entre os gêneros.

Sabemos que a história da igualdade feminina continua a ser escrita todos os dias pelas próprias mulheres. Nesse sentido lembramos algumas das principais ativistas de movimentos pela emancipação das mulheres brasileiras: Nísia Floresta: lutou pelo direito à expressão e educação; Berta Lutz: igualdade de Direitos Políticos; Lélia Gonzales: feminismo afro-latino americano; Eliane Potiguara: direitos da mulher indígena; e por fim Maria da Penha, cuja vitória pessoal se transformou numa conquista para todas as mulheres brasileiras. A Lei Maria da Penha (Lei 11340), criada em 7 de agosto de 2006, tornou crime a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Em homenagem à luta e às conquistas das nossas mulheres, o Museu Municipal lança o convite às artistas para que inscrevam obras para participar da mostra “Mulheres que fazem história”. A exposição será realizada digitalmente, assim para participar as artistas devem enviar somente a imagem das obras propostas até 1° de março no email do Museu Municipal: [email protected] Mais informações: (19) 3895 4829.