Começou em novembro a aplicação da pesquisa 100% digital pela empresa de tecnologia Smart Tour Brasil.
Socorro foi 1 dos 5 destinos do Brasil selecionados pelo MTur – Ministério do Turismo para utilizar esta ferramenta durante 6 meses consecutivos, gratuitamente.
Trata-se de uma importante iniciativa que visa entender melhor o comportamento dos viajantes, servir como base de dados ao destino e aprimorar o planejamento e a gestão pública do turismo na cidade.
Cerca de 55 locais entre hotéis, pousadas, parques, restaurantes, cafeterias, propriedades rurais, centros de compras, atrativos e parques de aventura receberão um display com o QR CODE para que seus visitantes possam responder às questões e darem suas opiniões. Com isto, será traçado o perfil do visitante/turista, a média de permanência, o gasto médio, os principais atrativos visitados, a avaliação do destino entre outras questões relevantes ao desenvolvimento turístico.
Todos os empreendimentos da cidade poderão se utilizar da Pesquisa Turística Digital divulgando-as amplamente em seus sites, mídias sociais e fazendo o melhor uso desta excelente oportunidade que traz destaque ao destino Socorro e, consequentemente, aos empresários e ao turismo como um todo.
Pesquisa de Percepção do Turismo será feita em 395 cidades
Pela segunda vez, o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens – Setur-SP, fará uma pesquisa para saber como os moradores avaliam o turismo em suas cidades e no Estado. Serão envolvidos 395 municípios, sendo 70 estâncias turísticas, 140 municípios de interesse turísticos – MITs e 185 cidades das 49 Regiões Turísticas.
A “Pesquisa de Percepção do Turismo” fornecerá informações para que as Secretarias, estadual e municipais, possam elaborar as políticas públicas para o setor. A intenção é realizar frequente para que o crescimento sustentável do turismo esteja alinhado com os valores da população. A primeira pesquisa – 2020/2021 – envolveu 183 municípios entre estâncias e MITs, com 11.252 respostas.
As perguntas, de múltipla escolha, têm os seguintes focos: o turismo é bom para a cidade, para a região, para a população, beneficia a economia, gera empregos, ajuda a preservar e celebrar a cultura local? A pesquisa poderá ser respondida até 28 de janeiro de 2022, neste link https://forms.gle/9XcPbZWBFDo97T6j8