Adelphos Orgânicos. Foto: @soulpicsphotography

Nesta quinta-feira, dia 30 de junho, das 10h às 14h no Circuito de Malhas Outlet, acontecerá a primeira rodada ecogastronômica de Socorro. “O comércio e a população não fazem ideia da variedade de produtos ecogastronômicos que temos na cidade. Este evento é para evidenciar o bom trabalho dos produtores rurais locais e aproximá-los dos compradores”, diz Eduardo Bovi, presidente da Associação de Turismo da Estância de Socorro (ASTUR), organizadora do evento. “Existem estabelecimentos que compram de regiões longes porque não sabem que aqui na cidade existem fornecedores deste tipo de produto”, completa.

A ação vem reforçar algumas certificações que a cidade ganhou – Cittaslow e BRAZTOA de Sustentabilidade, ambas de 2022 – relacionadas ao bem viver, ecologia e preservação. A base da ecogatronomia é devolver ao alimento a dignidade cultural, respeitar o alimento e o agricultor, usar de forma consciente os recursos naturais e proteger espécies vegetais e animais, para auxiliar na defesa da cozinha típica regional, dos produtos saudáveis e saborosos e do prazer da alimentação.

Serão mais de 15 fornecedores, na maioria de agricultura familiar, e estarão presentes, por exemplo, Alambique Pioneira, Empóro Nono Alpi, Fazenda 7 Senhoras, Mirante dos Adelphos e Sabores do Currupira. Entre os produtos que serão levados estão biscoitos, cachaças, café, frutas (abacate, banana, lichia, limão, maracujá, morango e tomate), folhas, geleias, legumes (como mandioca orgânica), mel, ovos, pães, pólen, própolis, queijos, quiches, shimeji, suco de uva orgânico, temperos, verduras e vinhos. Vale lembrar que os fornecedores trabalham com produtos sazonais.  

Além dos expositores, acontecerão palestras com temas pertinentes, com o objetivo de informar, esclarecer e dar dicas para boas práticas de sustentabilidade. Reciclagem de lixo e compostagem estão entre os assuntos que serão discutidos.

“Não podemos mais tratar alimentação como algo superficial, existem muitas outras variáveis que precisamos analisar, se quisermos manter nosso meio ambiente equilibrado”, ressalta Bovi. “Estamos investindo nisso e queremos ser reconhecidos como um destino ecogastronômico”, finaliza.