E já se passaram 18 anos de um trabalho iniciado no dia 15 de abril de 2004 pela saudosa Iara Benatti e Heitor Cardoso na Rua Dr. Lamartine Emilio Barbosa, 275. Local este em que permaneceu a Loja da Vitrine até o final de outubro de 2011, quando, no dia 24, mudou-se para uma loja de 100m2 na Rua José Bonifácio, 114, onde se encontra até os dias de hoje.

A Vitrine inicialmente era conhecida como a “Loja da Natura”, um pequeno espaço de 12m2 exclusivo de produtos a pronta entrega. Adotaram o nome “Vitrine Cosméticos” devido à revista que na época se chamava “Revista Vitrine”, hoje “Espaço Natura”, conhecido por “Catálogo ou Revista Natura”.

Como um filho, hoje a loja completa a sua maior idade. Muitos foram os desafios. O mais grave foi em 2008, com o falecimento da Iara Benatti, sua “mãe”, quando passou a ser administrada pelo “pai” Heitor Cardoso e sua primeira “babá”, Drieli Piva, colaboradora fundamental que ajudou na mudança para a nova loja e inclusão de dois novos membros na “Família Vitrine”: a “boadrasta” enfermeira Vilma Formagio e sua filha Jessica Formagio que, desde 2011, também estão a frente deste projeto.

De acordo com Heitor Cardoso, uma empresa é como uma criança, quem não administra com esses olhos está fadado ao fracasso. “A empresa é como um filho, cada dia um aprendizado, uma decisão a ser tomada, uma necessidade que ela precisa para continuar gerando frutos”, enfatiza.

A Vitrine passou por algumas fases. Nos primeiros 4 anos, o foco era a venda de um único produto e foram criados grupos de consórcio, chegando a ter 12 vendedoras e 6 pontos de venda. Entre 2008 e 2011 já eram mais de 80 vendedoras e 15 pontos de venda Natura a pronta entrega em Socorro, Serra Negra, Águas de Lindoia, Lindoia e Monte Sião. Também passaram a distribuir os perfumes da “LUMI”.

No final de 2011, a loja foi ampliada, uma experiência nova para os sócios Heitor e Vilma, tendo em vista que a loja passou a ser 10 vezes maior, com uma diversidade de produtos que chegavam a 5 mil itens. Hoje são mais de 11 mil.

Durante 2017 e 2018 passou por mudanças administrativas, com cursos de liderança. “Não que isso não ocorria com frequência, mas antes os treinamentos eram voltados aos colaboradores, uma mentalidade equivocada da maioria dos empresários, pois queremos mudar o resultado e o comportamento dos outros, digo, da equipe, e esquecemos que temos que realizar a mudança primeiramente em nós. O resto é consequência”, ressalta Heitor.

Em 2019 a Vitrine entrou em uma fase que foi o divisor de águas: a informatização e estruturação técnica com a software da SOFTLOG. Foi uma mudança primordial para o que estava por vir em 2020: a pandemia do Covid. “Não tínhamos ideia que isso iria nos afetar por mais de 2 anos, sem esta reestruturação, hoje não teríamos o que comemorar, a Vitrine teria fechado com seus 16 anos, em plena adolescência, aquela idade que acha que sabe tudo e pode tudo”, completa ele.

Por outro lado, veio a inovação nas redes sociais. Nas famosas “lives”, a população de Socorro e região foi responsável por um sucesso de vendas, que reflete até hoje, liderada pela Jessica, que colhe frutos de sua grande lista de contatos, que já ultrapassam os 3000 clientes fidelizados.

E agora, completando 18 anos, mas ainda precisando de assistência de seus “pais”, a Vitrine comemora história, fazendo parte de um seleto grupo de “empresas” que se reinventou e diversificou suas ações durante a turbulenta Covid.

Parabéns a todos os colaboradores que já passaram pela Vitrine, aos prestadores de serviço e fornecedores, que ajudaram a levar os melhores produtos e serviços aos nosso clientes. Agradecimento especial aos clientes de Socorro e região, afinal de contas, a Vitrine é o que é, graças aos seus clientes exigentes e exclusivos, que sempre buscam os melhores produtos, com o melhor atendimento e preço justo!