Passeio de bike passando pela Fazenda Fartura em Socorro. Foto: VGCOM – ASTUR – Johanes Duarte

Uma “magrela”, água e disposição. Geralmente é o que precisam os ciclistas, amadores ou não, para se sentirem livres e distrair a mente. Se for em meio à natureza ou locais que ofereçam outras experiências, melhor ainda. É o caso de Socorro, referência em aventura e ecoturismo que tem atraído muitos bikers. De fácil acesso, o município é ideal para pedalar e contemplar as belezas naturais da Serra da Mantiqueira.

De acordo com a ASTUR – Associação de Turismo da Estância de Socorro – na cidade existem atrativos culturais e históricos. No campo, uma natureza ímpar durante o percurso: são mais de 1300km de caminhos rurais, trilhas e estradas de terra. Quer lugar melhor para comemorar o Dia Nacional do Ciclista, 19 de agosto? Mas, vamos combinar que a data é só uma desculpa, qualquer dia é dia para pedalar!

A demanda tende a aumentar. Primeiro porque de acordo com dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, as vendas aumentaram 87% desde o início da pandemia até começo de dezembro de 2020, se comparado com o mesmo período do ano anterior. Na fase de flexibilização, o percentual de vendas de bikes saltou para 118%. Segundo, porque a indústria também está otimista: a produção de bicicletas deverá atingir 850.000 unidades em 2021, volume 27,8% superior às 665.186 unidades fabricadas no ano passado. A projeção é da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Socorro cada vez mais se aperfeiçoa para receber este público – seja para um breve passeio como para uma viagem de dias – mas já conta com aluguel de bikes, ciclovia, pista de Downhill e descontos.

São 1300 km de caminhos rurais. Foto: VGCOM/ASTUR – SoulpicsPhotography-ShaneGlen

Dicas para seu pedal

Para quem ainda não tem uma, não tem como levar ou quer comodidade, o Parque Vale das Pedras Espaço Aventura aluga bikes aro 29, com amortecedor e freio a disco hidráulico, por R$ 20 por hora, por pessoa. Funciona todos os dias, das 9h às 16h, mas é preciso agendar com antecedência. Além disso, oferece quatro roteiros indicados para pessoas que pedalam com frequência.

No Colina Bike Park existem mais de 20 trilhas, que superam os 2600m de desnível acumulado, onde os ciclistas encontram opções para todos os níveis, do iniciante aos mais experientes. Para passeios na fazenda, o hotel conta com aluguel de bikes mais simples, a R$40 (quarenta reais) por hora.

Para profissionais – Socorro sedia – há 5 anos – uma etapa da Liga Paulista de Downhill, uma importante e concorrida competição esportiva O local é a Pedra Bela Vista que tem uma trilha de Downhill, destinada apenas a atletas, que usam para treinar para provas dessa modalidade. A pista é técnica, requer conhecimento da atividade e tem por volta de 3 km. Atletas de fim de semana, que fazem pedal de longa distância, também são bem-vindos no parque. A pessoa que chega pedalando, não paga entrada.

Mimos – No roteiro, vale incluir o Rancho Pompéia, que tem um delicioso café caipira com desconto de 10% para ciclistas. A propriedade rural e familiar produz doces, geleias, pães, biscoitos e queijo, todos os dias das 8h às 11h e das 15h às 18h, para grupos de no mínimo 10 pessoas, precisa ser agendado.

No dia 19, quem chegar de bike e capacete no Saint Sunset Bar terá entrada gratuita. E, aos sábados, há café da manhã sem nenhum custo também para a galera do pedal.

Quem estiver com a bike e se hospedar na Pousada Nativa ganhará 10% de desconto em uma agência de turismo focada em pedal.

Contatos: Colina Park/Hotel Fazenda Colina dos Sonhos – Tel.: (19) 3895-3161 Pedra Bela Vista – Tel.: (19) 99175-7600, Pousada Nativa – Tel.: (19) 996135476, Rancho Pompeia – Tel.: (19) 99711-9595, Saint Sunset – Tel.: (11) 99268-6569 e Vale das Pedras – Tel.: (19) 97172-4260. Saiba mais em: www.socorro.tur.br