O socorrense Vitor Hugo Genghini, de 19 anos, esteve em nossa redação para apresentar a sua trajetória no skate. Atualmente o atleta disputa pela categoria Amador, mas se prepara para a conquista da Profissional.

No esporte há sete anos, Vitor começou a treinar apenas por hobby. Depois de tantas idas e vindas e evoluir dentro da modalidade, ele decidiu investir na carreira e começou a participar de campeonatos em nossa região, sendo o mais recente a Liga de Skate Amador Champ, em São Paulo, onde Vitor ficou em 2º lugar, garantindo a prata. Dentre tantas competições, o jovem já representou Socorro em várias cidades, dentre elas Monte Sião, Pinhalzinho, Bragança Paulista, Pedreira, Extrema, Monte Verde, São Paulo, Cambuí e Poços de Caldas; e subiu ao pódio em muitas delas.

Rumo à categoria profissional

Além da rotina de treinos e muita dedicação, Vitor explica que para se tornar um skatista profissional é necessário participar e conquistar boas colocações em grandes campeonatos nacionais; patrocínio (no momento o mais importante); carteira assinada; aparecer em mídia especializada, tais como revistas, entrevistas, fotos e vídeo partes; popularidade e nível técnico.

Melhorias na pista local

Em nome dos atletas, Vitor Hugo ressalta que a pista de skate de Socorro precisa de manutenção, pois já está esburacada e com chão extremamente áspero, o que dificulta a prática do esporte.

Pede, também, que a Prefeitura invista mais nesse esporte radical que muito ajuda a sociedade com seus valores. As sugestões de investimento dele são: contratar professores de skate, realizar manutenções periódicas na pista da cidade e disponibilizar transporte para os socorrenses poderem participar dos campeonatos em outras localidades. Com isso o esporte irá crescer com qualidade trazendo ótimos frutos para o município. Além disso, faz um apelo aos empresários da região para que apoiem os skatistas financeiramente, pois, o skate pode trazer ótimos resultados para o marketing das empresas.

Produção de conteúdo

Vitor Hugo também ajuda outros atletas com a criação de conteúdo na internet. No Instagram, ele publica em seu perfil pessoal @vitorhugo_genghini e @skaterural, página também com canal no YouTube (Skate Rural).

Curiosidades

Em 2016, o COI – Comitê Olímpico Internacional anunciou o skate como esporte olímpico para Tóquio. “Foi importante; pois, nas Olímpiadas, o skate ficou em evidência e mostrou a união dos atletas que, mesmo sendo adversários, demonstravam muita admiração uns pelos outros”. Prova disso foi o aumento das vendas em sua loja virtual, a Shekinah Skate Boarding (@shekinah_sb), que Vitor mantém para poder investir no esporte.

O skate surgiu na Califórnia/EUA, na década de 60. As modalidades são Street, FreeStyle, Vertical, Downhill Speed e Minirampas, nas categorias confederadas (oficiais): Mirim, Iniciante, Amador e Profissional.