Entrou em operação na sexta-feira, 13 de agosto de 2021, a Casa do Artesanato “Teresinha Dini” e o Centro de Atendimento ao Turista. O Centro de Atendimento ao Turista e a Casa do Artesanato “Teresinha Dini” funcionarão nos seguintes horários: sábado, domingo e feriado das 9h às 15h. Quinta, sexta e segunda das 9h às 17h.

A casa – Construído há mais de 100 anos, esse imóvel já passou por reformas, tendo sido hotel e residência de família. De 1955 a 1975, sediou o Fórum Municipal e, após esse período, vários órgãos públicos e organizações como: Coletoria, Prefeitura, Câmara Municipal, sala do Mobral, Apae de Bueno Brandão, além de departamentos da administração pública. O piso inferior do imóvel já foi almoxarifado, cadeia municipal, gráfica e atualmente sedia a Biblioteca Municipal. Suas características de época foram recuperadas entre 2020 e 2021, tendo Silvio Félix como Prefeito e Juninho Cavini como Vice-Prefeito. A casa é um importante patrimônio histórico cultural que, além da biblioteca, abriga a Casa do Artesanato, Centro de Apoio ao Turista, Escola Livre de Música e Lira Santa Cecília.

Quem foi Teresinha Dini? Teresinha Doroty Dini nasceu em Bueno Brandão, no ano de 1926. Ainda jovem, foi uma das primeiras assistentes sociais, que pela prefeitura local, atuou no Hospital e Maternidade Bom Jesus, no acompanhamento de pacientes. Procurava ensinar artesanato nas visitas que fazia a idosos, pessoas carentes e presidiários. Trabalhou no Clube das Mães, orientando sobre técnicas de bordado, crochê, corte e costura. Na APAE e Casa da Criança, fazia rosquinhas para colaborar com as entidades, sempre como voluntária. Ajudava na Igreja Católica, ministrando cursinho de noivos, preparando alunos para a Primeira Eucaristia e Crisma, além de confeccionar os tradicionais cartuchos com doces caseiros para as quermesses, em especial as festas de São Bendito e São Sebastião e do Padroeiro, Senhor Bom Jesus. Teresinha Dini faleceu em 2014, deixando a todos um belo exemplo de vivência social, valorização da arte e do artesanato. Fonte: Prefeitura de Bueno Brandão