Herança da fase áurea do café, as culturas da roça e da agropecuária de Socorro são preservadas e se tornaram um atrativo para turistas que querem se desligar dos grandes centros em meio a belezas naturais e ter experiências marcantes. Com mais de 1300 km de caminhos rurais, a cidade oferece diversidade de vivências, que incluem histórias, tradições e gastronomia.

Durante os dias 13 e 28 de maio, a 1ª Mostra do Turismo Rural da cidade irá promover o turismo rural, com apresentação de passeios, produtos, degustações e programação musical. O conceito é “as delícias do campo mais próximas de você”. “Mas, não é somente para mostrar os produtos e deixar os turistas com água na boca, é reforçar como a proximidade com a vida do campo pode ser inesquecível e estimular a ida aos locais para conhecer mais, vivenciar mais”, diz Eduardo Bovi, presidente da Associação de Turismo da Estância de Socorro (ASTUR).


Com entrada gratuita, o público terá acesso – de segunda à sexta, das 10h às 17h e sábado e domingo, das 9h às 19h – a bolos, cafés, cachaças, compotas, geleias, pães, paçoca de pilão, produtos orgânicos, queijos, quiches e sucos orgânicos. Tudo artesanal, de produção local e à disposição para compra para presentear ou consumo.

Participantes
Entre os sete participantes está o Alambique Pioneira, onde são fabricadas a cachaça prata (branquinha); cachaça ouro (envelhecida no tonel de carvalho e amburana) e canelinha; mas, o carro chefe é a cachaça na cana, com sabor adocicado devido a planta in natura. São mais de 35 anos de uma produção artesanal e familiar, que inclui melado, rapadura e açúcar mascavo, vendidos junto com as cachaças em uma pequena loja na propriedade e em outros pontos da cidade. Vale fazer o tour guiado pela propriedade para conhecer a área de produção, moagem, caldeira, tachas e alambique.

O Empório São Luís levará para o evento alguns dos produtos artesanais como a farinha de milho, fubá, mel, paçoca e pimentas em conserva. O sítio São Luiz é repleto de histórias e memórias. Nele existe o moinho de fubá, que funciona desde 1940, quando Plínio Corrêa, começou a fabricar o fubá de mó. Hoje é o último moinho ativo da cidade de Socorro. Antes funcionava por meio de uma roda d’água, porém agora é tocado a um motor elétrico. Contam também com uma invenção mais moderna, o monjolo, onde fabricam a paçoca de pilão, receita de família, de Antônia Corrêa.

A Adelphos Orgânicos participará com o suco de uva orgânico e vinho tinto suave e seco orgânicos, da plantação própria de uvas syrah, bordô, isabel e niagara. Mas, a pousada Mirante dos Adelphos é um convite para tomar um vinho orgânico na fogueira sob o céu estrelado nos dias mais frios. Outro atrativo é o mirante, uma estrutura metálica com 10 toneladas de aço galvanizado a fogo, com vista 360º, perfeito para contemplar o nascer ou pôr do sol. O hóspede tem acesso livre, podendo visitá-lo em qualquer período.

Quem visitar a mostra, também conhecerá as delícias do Rancho Pompéia, como café, biscoitos, bolo, doce de leite, geleia e pães. Mas, a dica é conhecer o local, dedicado ao resgate das tradições e que faz lembrar aquele sabor da casa de vó. Em uma aconchegante casa estilo colonial de fazenda, a mesa farta do café caipira na varanda, cheia de guloseimas feitas com capricho, remetem a muitas lembranças da infância. São mais de 20 itens, e o destaque vai para o bolinho de chuva, bolo de maçã com canela e cuca de maçã e de banana.

Para embalar as delícias do campo e o visual incrível do entardecer em um dos pontos mais altos da cidade, aos sábados acontecerão três apresentações. Confira:

Programação musical:
Dia 13/05
16h – Banda Pimenta de Cheiro
16h30 – Catira
18h – MaracuJazz

Dia 20/05
16h – Henrique e Bianca
17h – Congada
18h – Samba das Coisas do Mundo

Dia 27/05
16h – Orquestra de Viola Caipira
17h – Congada
18h – Quinteto Sagarana

1ª Mostra do Turismo Rural
Mirante do Cristo
De 13 a 28 de maio de 2023
Horário: segunda à sexta, das 10h às 17h e sábado e domingo, das 9h às 19h Entrada Gratuita

Da VGCOM – Imprensa ASTUR
Para O Município