Um ambiente de trabalho saudável e seguro é objetivo de empresários e funcionários. Para muitos, é nesse espaço no qual realiza a maior parte das atividades diárias e passa expressiva parcela de tempo. Ações que garantam a segurança e bem-estar são responsabilidades que devem ser compartilhadas entre empregados e empregadores. Entre leis e normas, a prevenção é a grande aliada para evitar a ocorrência de doenças laborais. 

Para o médico coordenador do serviço de saúde ocupacional da Unimed Amparo, Dr. Ronaldo Recchia, é necessário que as empresas garantam a implantação do Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) e exigir sua efetiva implantação e, por decorrência, também do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). 

“Para que o que foi normatizado aconteça, faz-se necessário o envolvimento da empresa e do funcionário em diversas responsabilidades. Quanto à empresa, é preciso que estimule as atividades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), garanta o custeamento do estabelecido pelo PCMSO, providencie treinamentos e documentar o conhecimento dos funcionários quanto aos riscos e medidas de controle. Já para os colaboradores, é imprescindível que coloquem em prática as recomendações – como no caso do uso de equipamentos de proteção e ergonomia -, mantenham atualizada a carteira de vacinação, busquem o esclarecimento de dúvidas e compareçam aos exames médicos solicitados”, explica o médico. 

Segurança é investimento 

A falta de segurança e bem-estar representa prejuízo. Os acidentes e afastamentos de funcionários geram diversos problemas como baixa produtividade, afastamentos, pagamento de indenizações e maculação da imagem da empresa. Por outro lado, garantir um ambiente harmonioso e seguro pode reduzir faltas, aumentar a satisfação do colaborador e produtividade, redução de acidentes e, consequentemente, maiores ganhos monetários e de imagem, sinalizando ao mercado de trabalho o papel de uma empresa comprometida como o bem-estar do seu capital humano. 

Diferentes formas de trabalho merecem atenção 

Com a pandemia e a necessidade do distanciamento social como forma de prevenção, o trabalho remoto ganhou espaço e, mesmo com a melhor situação da crise sanitária, é uma realidade que crescerá ainda mais. Ainda que os entendimentos sobre a nova forma de atividade não estejam ainda consolidados, o que inclui uma regulamentação para um enquadramento legal, a rotina do home office traz benefícios e novos desafios para as organizações, em especial quanto ao ambiente no qual o colaborador utilizará. 

Longe dos olhares de fiscalização da empresa e, em alguns casos, sem os equipamentos adequados, os colaboradores precisam tomar ainda mais consciência de suas responsabilidades, ao mesmo tempo que as empresas, mesmo fora de seu ambiente formal de trabalho, continuam responsáveis em garantir a segurança e bem-estar. 

As principais doenças laborais no Brasil 

Lesão por Esforço Repetitivo (LER) – É um conjunto de doenças com sintomas de dor nos membros superiores e que geram dificuldades de movimentação. Os colaboradores que fazem a mesma ação repetidamente por dia, como uso de computadores ou instrumentos manuais, são as que mais estão expostas. Oferecer ginástica laboral e propiciar pausas para descanso durante a atividade ajudam na prevenção. 

Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) – São doenças que surgem pela postura inadequada. Caso não sejam tratadas a tempo, podem se agravar e gerar incapacidade para o trabalho. A prática de exercício físico e adequado mobiliário contribuem para uma correta acomodação ergonômica. 

Surdez – Estar exposto constantemente a ruídos e sem a proteção adequada pode ocasionar a perda da sensibilidade auditiva, levando a uma surdez temporária ou definitiva. Ela pode se desenvolver de forma lenta por isso merece atenção. É preciso que sempre seja reforçado o uso obrigatório de equipamentos de proteção individual. 

Sofrimentos psíquicos – Ansiedade e estresse também são problemas relacionados ao trabalho e crescem a cada dia. A má saúde mental do trabalhador pode estar relacionada a carga horária excessiva, pressão, desentendimentos, assédios entre outros fatores. Para estes tipos de distúrbios, é necessário que a empresa esteja atenta ao clima organizacional e aberta a ouvir com empatia e sinceridade os colaboradores. 

Serviço – Em Socorro, o escritório da Unimed fica à Av. Dr. Rebouças, 106 – Centro. Telefone: 3855-8588. Acesse o site da Unimed Amparo https://www.unimed.coop.br/site/web/amparo.