No dia 23 de dezembro, as 20 horas, a Praça da Matriz receberá o cortejo dos Santos Reis do Livramento que trará por meio do canto, dança e representação teatral a história do Natal para aqueles que por ali estiverem.
Extremamente ligada ao Natal Cristão, a Folia dos Reis é uma tradição Ibérica (de Portugal e Espanha) que tem por objetivo relembrar as passagens do Novo Testamento em que se relata a trajetória dos três Reis Magos (Gaspar, Melchior – ou Belchior – e Baltazar) para presentear e adorar ao pequeno Yeshua (Jesus). Trazida para o Brasil durante a colonização, mas sendo popularizada no século XIX, ela também chegou a Socorro e ao Sul de Minas junto com portugueses e espanhóis que se tornaram brasileiros. A celebração dura 12 dias e vai de 24 de dezembro (rememorando o nascimento de Cristo) até o 6 de janeiro (Chegada dos Reis a Belém). Moradores mais antigos da Zona Rural trazem na memória esses festejos que foram perdendo sua força com o passar dos anos e a comercialização do Natal.
“O cortejo leva por onde for, por meio do canto e da representação teatral a história do Natal. Falamos sobre o real sentido da data e das celebrações de Natal, desejando sempre que possamos viver o espírito do verdadeiro Natal o ano todo.”; explica Rosangela Politano, madrinha do Santos Reis do Livramento, grupo que há 5 anos busca resgatar a tradição das Folias em nosso município.
Rosangela conta que a Pandemia interferiu nas atividades do último ano, porém acabou unindo mais os integrantes dos Santos Reis e, inclusive, despertando o interesse de novas pessoas tanto para fazer parte da Folia atuando ou ainda recebendo o grupo. Ano passado, o Museu Municipal recebeu a exposição de Santos Reis com cerca de 100 obras sobre o tema e uma instalação sobre o Divino Espírito Santo. Na ocasião o cortejo foi feito mesmo sem a participação popular e transmitido pela internet. Além disso, foram realizados vídeos de divulgação.
Ano passado, a exposição aconteceu de 27 de novembro de 2020 a 16 de janeiro de 2021 no museu e on line no site www.ateliecasadasartes.com.br. Já as apresentações virtuais foram durante o mês de agosto no 6º Sarau Cultural na Roça e em dezembro durante a exposição de 2020 . Este ano o grupo participou do 7º Sarau Cultural na Roça virtual que está no YouTube, no Canal do Projeto Cor-Ação.
Agora com os festejos de Natal, a Folia se antecipou e fez o Cortejo pelo bairro do Livramento, no dia 3 de dezembro, passando pelas estradinhas do bairro e sendo recebidos pela família de Margarida da Rocha Pereira, como manda a tradição, ouvindo os versos cantados e servindo café para os foliões. Em seguida, partiram para a capela de Nossa Senhora do Livramento e foram recebidos ao final da Missa.
Colorido das roupas, mas o central são os versos dos bastiões que trazem a narrativa do Natal, destacando o real sentido da Data. Já para o 6 de janeiro, dia de Reis, o cortejo será no Bairro da Pompeia, subindo com a cantoria pela estrada e encerrando com almoço no Rancho Pompeia.
Vale conferir, em ambos os dias, esse resgate da tradição que promete trazer alegria genuína para as ruas e nos permitir um momento especial de reflexão sobre as comemorações de fim de ano por meio da compreensão tanto histórica como do ponto de vista da fé.
Serviço:
Cortejo na Praça da Matriz, 23 de dezembro, às 20 horas
Madrinha e coordenadora: Rosangela Politano Mestre: Adelso Martinez .
Tocadores: Índio da Cruz, Dirceu Ghinato,José Valdir Ferrari, Nilton Queiroz, Caio Pires e José Miguel Lastiri Huarriz.
Reis: Lucas Cruz, Gabriel Corrêa Caprânico e Robson de Moraes.
Bastiões: Carolina Martinez, Leonardo Corrêia Caprânico e Matheus Cruz.
Brincantes: Aparecida Paulinia, Diogo da Cruz, João Miguel da Cruz, Rosângela Ferrari, Dona Carmem e Thaiani Ferreira de Lima.