Pacientes com diagnóstico de labirintite estão sujeitos a ver o mundo girar a qualquer momento. Entre os sintomas mais comuns estão vertigem, tonturas, náuseas, vômitos, perda auditiva e zumbido.

Segundo o fisioterapeuta Samuel Carlos Gomes Ribeiro, a chamada vertigem paroxística benigna (VPPB), que é a ilusão do movimento através do movimento da cabeça, pode ser tratada pela fisioterapia. “O tratamento consiste em manobras de reposicionamentos dos cristais de carbono de cálcio, além da reabilitação vestibular (RV)”, conta ele, explicando que a VPPB corresponde a quase 80% da vertigem posicional e geralmente se manifesta com vertigem, nistagmo, náuseas, vômitos. “Os sintomas geralmente aparecem ao deitar-se ou levantar da cama, virar-se de lado na cama e geralmente estão envolvidas pelo sedentarismo, longos períodos acamados, traumas, cirurgias”, completa ele, que atende na Promises Fisioterapia.

Samuel é pós-graduando em gerontologia, ou seja, tem um trabalho voltado de forma mais específica aos idosos. “As vestibulopatias estão presentes de uma forma mais acentuada em adultos de meia idade e idosos. Decidi me aprofundar mais neste assunto para conhecer mais a técnica e promover mais qualidade em meus atendimentos e, consequentemente, proporcionar ais qualidade de vida a este grupo de pessoas, já que estas disfunções têm o poder de promover limitações sociais a quem as possuem”, afirma o fisioterapeuta que nos deu uma entrevista sobre o assunto.

Em que momento o paciente pode procurar ajuda profissional?

O paciente pode procurar ajuda profissional, logo na primeira crise vertiginosa súbita. O Fisioterapeuta pode ser o profissional de primeiro contato, pois tem capacidade técnica de analisar as disfunções vestibulares. É muito interessante, ressaltar que as disfunções labirínticas, mesmo prevalecendo em adultos jovens e idosos, também podem estar envolvidas em crianças, sendo um alerta aos pais, quando as crianças se queixam de náuseas, dores de cabeça, vômitos e dificuldades no aprendizado.

Como a fisioterapia pode ajudar a tratar as crises vertiginosas?

Inicialmente realizamos uma avaliação clínico-funcional, através da característica dos sintomas (vertigem ou tontura), testes específicos para avaliar a funcionalidade do sistema vestibular (sistema sensorial que auxilia o nosso equilíbrio corporal) e avaliação de tarefas funcionais do equilíbrio corporal. Quando realizada uma avaliação ampla multidimensional, fechando um diagnóstico fisioterapêutico, iniciamos uma linha de tratamento de reabilitação vestibular e equilíbrio corporal.

A fisioterapia pode ajudar no tratamento através de manobras de reposicionamento, não são exercícios, mas são manobras que auxiliam em recolocar os cristais de carbono de cálcio para uma parte do labirinto, com isso, vai diminuir e abolir a vertigem.

Existe outro tipo de tratamento que é através de exercícios específicos de movimento dos olhos, cabeça, tronco e treino de equilíbrio corporal. A fisioterapia vai orientar um treinamento de tarefas funcionais de forma personalizada para diminuir a presença de vertigem ou tontura, desequilíbrio corporal e risco de quedas, otimizando a funcionalidade de cada caso.

Os exercícios são orientados a serem realizados diariamente, respeitando o desconforto do paciente, com objetivo de estimular o sistema vestibular que está com a sua função diminuída.

Em quanto tempo o paciente começa a sentir a diferença?

Os resultados são observados logo após a primeira sessão de tratamento, quando já foi analisado o canal e são feitas as manobras de reposicionamento, ou seja, os sintomas tendem a diminuir progressivamente e acessar definitivamente em até quatro sessões. Quando pensamos numa continuidade da RV, onde o equilíbrio está afetado, porém, já não existe mais os sintomas relatados, tende a ser um pouco mais prolongado, sendo esse mais individual de cada paciente.

Existe alguma contraindicação?

As manobras são contraindicadas em pacientes que possuem limitações de movimentos, principalmente em restrições cervicais, como rigidez, além de pessoas que não conseguem assumir as posições para a realização das manobras.

Em quais outros tipos de tratamento você atua?

Além da Reabilitação Vestibular, estou terminado a pós-graduação em Gerontologia (saúde do idoso), pela faculdade Inspirar de Campinas-SP. Também possuo curso de instrutor do método Pilates.

Algo mais? Deseja fazer algum agradecimento?

Algo interessante destacar é a diferença entre Vertigem e Tontura, sendo Vertigem uma ilusão do movimento, com sensação do ambiente girar ou do corpo girar, ou seja, sensação falsa de movimento. Já a Tontura é uma descrição inespecífica, não tem característica de movimento, o paciente relata sensação de cabeça leve, oca, sensação de pisar em algodão. Queria agradecer a Fisioterapeuta Denise Alves dos Reis Maia, por todo o conhecimento sobre essa técnica.

Serviço – Para saber mais sobre os atendimentos da Promises Fisioterapia entre em contato pelo WhatsApp (19) 99900-2910.