Além da crise sanitária e perdas irreparáveis, a pandemia de Coronavírus gerou uma crise financeira em geral. De um lado, empresas fechando suas portas, diminuindo o faturamento e demitindo funcionários; do outro, cidadãos perdendo seus empregos e mesmo assim precisando sustentar as suas famílias com as necessidades diárias.
O consultor financeiro, Pedro Henrique Nascimento vem se deparando com diversos clientes que se viram nesta situação e, agora, buscam uma forma de se reerguer.
Formado em Ciências Contábeis, Gestão de RH, tem Pós em Gestão de Pessoas, ele é palestrante, corretor de seguros e investimentos. Seu trabalho como consultor tem como objetivo trazer clareza às pessoas quando o assunto é planejamento financeiro pessoal e familiar. “De forma pontual, quando existem necessidades de seguros e/ou investimentos, atuo fazendo cálculos necessários que possibilitam clientes das mais diversas classes sociais a ingressarem no mercado financeiro”, conta ele.
A demanda pelo seu serviço aumentou com a pandemia? Qual a principal dificuldade que você tem encontrado em seus clientes?
A pandemia despertou nas pessoas a necessidade de se planejar financeiramente. Muitos sentiram na pele a falta de ter uma reserva e perceberam que com um esforço relativamente baixo, é possível criar um bom colchão financeiro para imprevistos como saúde, desemprego e afins.
Você também dá um curso de educação financeira. Como funciona?
Sim. São 8 sessões de 50 minutos com o propósito principal de reensinar o cliente a lidar com suas finanças pessoais, principais cuidados a serem tomados quando o assunto é administração de finanças em família, introdução a investimentos e produtos financeiros existentes no mercado brasileiro.
Muito se fala sobre a educação financeira nas escolas. Na sua opinião, a inclusão de uma disciplina com este teor mudaria a situação de algumas famílias?
Sem sombra de dúvidas. E isso é estatístico. De acordo com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), 1 a cada 3 estudantes aprendem a poupar dinheiro depois de participar de projetos de educação financeira.
Como você trabalha com um cliente endividado? Tem algum caso para contar?
Para a mentoria sim. 25% dos divórcios acontecem por problemas financeiros, tive uma cliente que ao separar de seu marido descobriu que não teria direito a nada; pois, ele vinha escondendo da cliente que não estava conseguindo arcar com seus compromissos.
Quando se fala em investimentos, muita gente tem o costume de pensar em uma grande quantia de dinheiro. É possível investir com o mínimo de renda?
Sem dúvidas. O importante é o investimento ser proporcional a renda. Trata-se de uma questão de inteligência financeira. Costumo brincar com meus clientes com a seguinte frase: Prefere “meia” mega-sena, ou “nenhuma” mega-sena? Com disciplina e constância o juro composto no médio e longo prazo é transformador, e costuma ser generoso com aqueles que decidem tomar o primeiro passo e investir com segurança, independentemente do valor.
Alguma dica para os trabalhadores que estão recebendo a primeira parcela do décimo terceiro?
IPVA, IPTU, despesas escolares e início de ano. Vejo a primeira (e a segunda) parcela do décimo terceiro como ferramentas para o trabalhador quitar dívidas adquiridas durante o ano e se preparar para os impostos que os aguardam nos primeiros meses do ano que está por vir. A pessoas costuma olhar para o décimo terceiro como uma oportunidade de se endividar, enquanto deveriam olhar para essa renda como uma oportunidade de iniciar o ano usufruindo dos benefícios da inteligência financeira.
Como garantir um 2022 mais próspero financeiramente?
Existe uma regra que diz que devemos viver e manter nosso dia a dia com 70% da nossa renda, investir 20% e alocar 10% em seguros (principalmente o seguro de renda), essa receita costuma trazer resultados bastante satisfatórios aos meus clientes.
Que outros serviços você oferece?
Investimentos de alto e baixo risco para todos os tipos de renda, seguros de renda, vida, automóvel, veicular, empresarial e responsabilidade civil p/ médicos e dentistas, além de palestras empresariais com foco em reeducação financeira de colaboradores.
Algo mais?
“Amanhã” é uma palavra incrível! É o dia que tudo deu certo e todos somos felizes. Mas infelizmente quando o assunto é finanças não é assim que funciona. Só colhe no futuro quem planta hoje. Comece pequeno, mas comece agora. Caso contrário 2022 será “apenas” 2022.
Serviço
Para acompanhar o trabalho do consultor Pedro, basta segui-lo em suas redes sociais; no Instagram @phn.consultorfinanceiro e no Facebook Pedro Henrique Nascimento. O telefone para contato é (19) 19 99692-1201.