A manhã de 8 de junho foi especial para cerca de 65 alunos de 13 a 16 anos, da escola Estadual Maria Odette, que participaram de uma experiência que envolveu a Trilha do Mirante do Cristo e terminou em um animado e interativo café da manhã nos pés do Cristo.
A ação faz parte do da segunda fase do projeto pedagógico Eco Turismo Aventura, da disciplina Eletiva, que tem como objetivo colocar crianças e adolescentes em contato com o meio ambiente, para adquirirem conhecimento do local onde vivem, por exemplo. “Esta matéria trata o aluno como protagonista para seus projetos e ideais de vida através de vivências”, explica o professor Rafael Borin.
“O objetivo desta experiência foi sair a campo e fazer a vivência com os alunos, proporcionando integração, coletividade, contato com a natureza, senso de pertencimento e, principalmente a explanação de tópicos acerca do Turismo para que entendessem a dimensão das oportunidades”, conta Charles Gonçalves, que foi responsável por conduzir o passeio. “O resultado foi uma vivência rica em informação, integração, coletividade, contato com a natureza e explanação de tópicos sobre o turismo para que entendessem a dimensão das oportunidades”, completou.
Charles conta que a Trilha do Mirante do Cristo foi escolhida pelo grau de dificuldade ser bem baixo, sem riscos, praticamente, e para contemplar um atrativo público, neste primeiro momento. “Após a trilha, algumas paradas pelo caminho, muitas fotos e alguns bate-papos, fomos recepcionados com um delicioso café da manhã, proporcionado pelos associados ASTUR. Isso fez toda a diferença e envolveu bastante os alunos no evento”, afirmou o empresário.
A atividade teve o apoio da ASTUR – Associação de Turismo da Estância de Socorro e seus associados – Chalés Santa Catarina, Ecobier, Empório Caipira, Fazenda 7 Senhoras, Mountain Adventure, PróximaAventura, Rancho Pompéia, Rede dos Sonhos e Sabores do Currupira -, que gentilmente proporcionaram o desjejum para o grupo. Além da Secretaria de Turismo da cidade.
“É fundamental estarmos perto dessas crianças incentivando-as a conhecerem e valorizarem o turismo e suas variações, como o ecoturismo, da nossa cidade”, afirma Natália Claro, gerente da ASTUR. “Afinal somos uma cidade turística e quanto antes eles entenderem deveres, obrigações e muitas oportunidades em relação a isso, melhor”, finaliza.