Na segunda-feira (7), o governador João Doria confirmou a criação de mais vinte postos do Poupatempo em diversas regiões do Estado. Entre as cidades anunciadas, estão Amparo e Jaguariúna. Atualmente, Serra Negra é a única cidade do Circuito das Águas a contar com uma unidade do Poupatempo. Outros munícipios beneficiados foram Artur Nogueira, Barueri, Boituva, Cabreúva, Campos do Jordão, Cerquilho, Embu das Artes, Ilha Solteira, Itararé, Monte Mor, Olímpia, Paulínia, Presidente Epitácio, Rio Grande da Serra, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Isabel, São José do Rio Pardo e Tremembé.
As Ciretrans (Circunscrições Regionais de Trânsito) serão transformadas em Poupatempo. No sistema Balcão Único, será possível também contar com serviços municipais. Aguaí, Lençóis Paulista, Jales e Salto já contam com esse modelo.
Segundo o portal do Governo do Estado, os 20 novos postos serão instalados em parceria com os municípios, atendendo mais de 1,5 milhão de pessoas. Além do Detran.SP, os postos oferecerão serviços do Instituto de Identificação (IIRGD), Ministério Público, Secretaria Estadual da Educação e Prefeituras, entre outros. O investimento do Estado será de aproximadamente R$ 3,3 milhões.
Com apoio da Prodesp, o Poupatempo aumentou a oferta de serviços digitais. São 137 opções online, no portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. Até o fim deste ano, o objetivo é oferecer 180 serviços digitais e chegar a 240 em 2022.
Atualmente, 85% dos atendimentos do programa são feitos pelas plataformas digitais. Entre os serviços online mais procurados estão a pesquisa de pontuação e habilitação de condutores, licenciamento de veículos, funcionalidades da vacinação contra a COVID-19, emissão de atestado de antecedentes criminais e consulta de IPVA, entre outros.
Com informações do Governo do Estado