O I Encontro de Segurança Pública da Região Bragantina e Circuito das Águas foi realizado na última quinta-feira (23), na Prefeitura Municipal da Estância de Socorro. Organizado pela Comissão de Segurança Pública da Frente Parlamentar de Vereadores em Defesa do Desenvolvimento Humano e Econômico (FPDDHE), presidida pelo chefe do Legislativo de Socorro, vereador Willhams Pereira de Morais (PTB), o evento contou com a presença de parlamentares da região e autoridades da Polícia Civil, Polícia Militar e do Judiciário. Estiveram presentes também os vereadores Lauro Aparecido de Toledo (PTB), Osvaldo Brolezzi (MDB) e Tiago de Faria (Republicanos). Anúncios para a segurança pública do município e exposições marcaram o evento.
Compuseram a mesa do encontro o presidente da Casa, vereador Willhams Pereira de Morais (PTB), o prefeito Josué Ricardo Lopes, o vice-prefeito Henrique Cézar, a secretária municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, Eli Salgueiro, a juíza da 1ª Vara da Comarca de Socorro, Dra. Fernanda Yumi Furukawa Hata, o ouvidor da Polícia Civil, Dr. Elizeu Soares Lopes, o delegado seccional de Bragança Paulista, Dr. Luiz Henrique Apocalypse Joia, o delegado titular de Socorro, Dr. Henrique de Paula Rodrigues, o presidente da OAB de Socorro, Dr. José Franco Craveiro Neto, o comandante do policiamento de Socorro, subtenente da Polícia Militar Ivonildo Soares, o comandante da Guarda Civil Municipal de Socorro, Anselmo de Moraes Ramos, o Comandante da 3ª Companhia do 34º Batalhão de Polícia Militar do Interior, major Wanderlei Turolla Alves Cardoso, o consultor em segurança pública, Marcelo Magalhães, a coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do DEINTER 2 Campinas, Maria Helena Taranto Joia, o presidente da Câmara Municipal de Morungaba, Tomás Federicci, e o prefeito de Águas de Lindoia, Gilberto Abdou Helou.
Anúncios
Durante a abertura do encontro, o delegado seccional de Bragança Paulista, Luiz Henrique Apocalypse Joia, anunciou a implantação de uma sala de atendimento exclusivo à vítima de violência doméstica na Delegacia de Socorro. Foi ainda anunciada a instalação de uma brinquedoteca na unidade da Polícia Civil no município, para crianças vítimas de violência ou que estejam acompanhando os responsáveis. Outro anúncio feito no evento foi a implementação do projeto Radar, da Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura Municipal. O projeto consiste no uso de câmeras e tecnologia para identificação de veículos por leitura de placas e, assim, de seus respectivos proprietários, auxiliando na procura de criminosos, foragidos e de automóveis com restrições. Por meio de requerimentos, aprovados durante sessões ordinárias, Willhams Morais (PTB) havia requerido a implantação de projetos neste sentido na delegacia local e no município.
Exposições
Após a abertura, deram-se início às exposições. O major da Polícia Militar Wanderlei Turolla Alves Cardoso fez uma apresentação sobre o tema “GGI – Gabinete de Gestão Integrada”. Comandante da 3ª Companhia do 34º Batalhão de Polícia Militar do Interior, major Turolla apresentou ações e dados da experiência que o município de Atibaia teve com a implantação do GGI.
A respeito do tema “Sistema de Monitoramento Integrado”, o consultor em segurança pública, Marcelo Magalhães, fez uma explanação aos presentes. Para Magalhães, o ato criminal depende de um criminoso, uma vítima e um ambiente que propicie a ação do infrator. Considerando isso, o consultor ressaltou a importância do uso da tecnologia no monitoramento de áreas em que haja incidência de delitos.
A delegada Dra. Maria Helena Taranto Joia, coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher (DDM’s) do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 2 (DEINTER 2) Campinas, discorreu sobre o tema “Atendimento Especializado de Violência Doméstica Contra a Mulher”. Maria Helena ainda falou a respeito de projetos da Polícia Civil, entre eles o “Homem Sim, Consciente” e a implantação de brinquedotecas em delegacias.
“A segurança pública é uma das tarefas essenciais do Estado e transforma a vida das pessoas. Para tanto, não restam dúvidas que o Estado, o Município e a sociedade como um todo estão sendo chamados a cooperar de maneira criativa, solidária e efetiva, tanto quanto possível no seu âmbito de ação, para a prevenção da criminalidade” disse o presidente da Câmara e organizador do evento Willhams Morais durante a abertura dos trabalhos.
Da Assessoria do Vereador