Com uma assistência centrada no paciente e com uma abordagem integral e personalizada, a Atenção Primária à Saúde, conhecida como APS, é uma das apostas do setor de saúde e ganha forças no pós-pandemia. Neste modelo, o investimento é na prevenção e cuidado do beneficiário com uma equipe multidisciplinar, que envolve profissionais médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e outras especialidades.
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, a Atenção Primária pode atender de 80% a 90% das necessidades de saúde de um indivíduo ao longo da vida. O modelo traz um cuidado que observa o histórico de saúde e acompanhamento contínuo – em especial de doenças crônicas como hipertensão e diabetes -, promovendo uma qualidade de vida, o que reduz de forma significativa as internações e busca por serviços de urgência e emergência.
Outra vantagem deste modelo é o maior vínculo entre o paciente e a sua equipe de saúde, que passa a ser uma referência e que tem o seu histórico de saúde, o que contribui para resolver grande parte das necessidades e garantir o acesso e encaminhando, quando necessário, à rede de maior complexidade.
“A Atenção Primária à Saúde traz uma coordenação do cuidado do paciente com atributos que qualificam ainda mais o trabalho do médico. Com esse monitoramento é possível identificar fatores de risco e, consequentemente, a prevenção e/ou acompanhamento para evitar a evolução para doenças mais complexas. Quando analisamos pesquisas, a APS tem grande taxa de satisfação pelos pacientes por esse cuidado mais próximo e que promove mais qualidade de vida”, explica a médica de família e comunidade da Unimed Amparo, Dra. Patrícia Braz.
Serviço – Em Socorro, o escritório da Unimed fica à Av. Dr. Rebouças, 106 – Centro. Telefone: 3855-8588. Acesse o site da Unimed Amparo https://www.unimed.coop.br/site/web/amparo.
Da Unimed Amparo
Para O Município