Iniciado no final do ano passado, o Projeto Informação, é um programa de auxilio digital à população promovido pela Biblioteca Municipal. Ao contrário do que muita gente pensa, não é todo mundo que tem acesso fácil à internet e a facilidade para lidar com a tecnologia. No entanto, muitos serviços essenciais para o cidadão são feitos de forma online, o que demandam conhecimento digital e uma conexão eficiente.

“Identifiquei muitas pessoas que ficavam perdidas quando precisavam lidar com a tecnologia, até mesmo para cadastrar um novo chip no celular. Como aqui na Biblioteca temos computadores equipados, Wi-Fi e ficamos abertos de segunda a sexta-feira, decidi iniciar este projeto de auxílio ao cidadão e comecei a divulgar nas redes sociais”, conta o bibliotecário Fábio dos Santos Godoi.

“A partir da identificação dessa demanda informacional, já conseguimos ajudar diversas pessoas em diversos problemas relacionados ao meio digital. Desde problemas complexos como o pagamento do imposto de renda atrasado, até procedimentos mais simples como a criação de e-mail, Pix e ajuda na inscrição de concursos e vestibulares”, completou ele.

Entre os auxílios prestados à população, está a entrada no seguro-desemprego; liberação de encomenda dos Correios taxada na alfândega; emissão e regulamentação do título eleitoral; emissão de carteira de trabalho digital; auxílio no resgate de dinheiro na Receita Federal; trabalhos escolares, entre outros.

A Biblioteca é ligada à Secretaria Municipal de Cultura, conta com o apoio do Comupc – Conselho Municipal de Políticas Culturais, e fica no Palácio das Águias, à Rua dr. Campos Salles, 177, e o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Para mais informações visite o site https://biblioteca.socorro.sp.gov.br/. Contato também pode ser feito pelo Instagram ou Facebook no @bibliotecadesocorro. Telefone (19) 3895-4252.