Foto: Simone Saul

Abre neste sábado (25), a terceira edição da BINaïf, Bienal Internacional de Arte Naïf Totem Cor-Ação, que acontece desde 2017 no Museu Municipal de Socorro.

Maior Mostra Internacional de Arte Naïf da América Latina, a BINaïf apresenta mais de 190 obras de artistas das 5 regiões do Brasil e internacionais, compreendendo os que foram selecionados por meio de um edital público, assim como obras de artistas convidados, e um espaço especial “Guardião das cores” dedicado ao artista paraibano de ancestralidade indígena Tito Lobo.
A Bienal foi criada por duas artistas, Rosângela Politano e Marinilda Boulay, que desenvolvem um grande número de importantes projetos em torno da cultura tradicional e da arte Naïf em nossa cidade.

O “Totem” da BINaïf vem do ITC – Instituto Cultural Totem, do qual Marinilda é presidente, e o “Cor-Ação” do Projeto de mesmo nome, do qual Rosângela é diretora. O comitê artístico desta edição foi composto por Antônio do Nascimento, importante colecionador de arte naïf, que está na criação da Bienal Naïfs do Brasil realizada pelo Sesc-Piracicaba, e Romildo Sant’Anna, professor de História da Arte, escritor e criador do MAP, Museu de Arte Primitivista José Antônio da Silva de São José do Rio Preto.
A Prefeitura Municipal, através das secretarias da Cultura e do Turismo, Museu Municipal, ComupC, Comtur e a ACE reiteram por 3 edições o apoio à BINaïf, que sendo colaborativa contou também com o apoio de um financiamento coletivo, composto em grande parte pelos artistas que dela participam.

A BINaïf Totem Cor-Ação se constitui em um espaço de valorização, difusão e circulação das obras e de artistas naifs brasileiros e estrangeiros e, neste momento de transição ainda sob os impactos da pandemia, será realizada presencialmente e online. Segundo suas criadoras, a BINaïf busca criar um movimento que transforma e reinventa o mundo através da arte, no qual os artistas naïfs mostram sua força, colorindo o mundo com cores vibrantes e obras plenas de otimismo.
Os artistas e obras que vão compor esta edição da BINaÏf podem ser conferidos neste link do site da Bienal : https://binaif.org.br/artistas-e-obras-binaif-2021/

Na sexta-feira, a equipe da EPTV esteve no Museu Municipal para gravar uma reportagem sobre a abertura da BiNaïf