O Banho de Cachoeira de Bueno Brandão é o primeiro Registro dessa natureza realizado no Brasil. O Registro do bem imaterial foi aprovado em reunião realizada pelo Conselho do Patrimônio local em 12 de novembro de 2021 e foi registrado no livro dos Saberes, como uma prática sociocultural fortemente arraigada no cotidiano, nos hábitos e na identidade bueno-brandense.

​O Departamento de Cultura, da Prefeitura Municipal de Bueno Brandão, junto com o Conselho do Patrimônio, acolheu esse saber identitário local e conduziu o Processo de Registro do bem “Banho de Cachoeira de Bueno Brandão” com o envolvimento de diversos setores da comunidade local e consultoria técnica da empresa AME Cultura.

​O Processo de Registro de um bem como o Banho de Cachoeira de Bueno Brandão evoca práticas milenares, que envolvem rituais de purificação do corpo, da alma e também saberes médicos, científicos, sanitaristas e hábitos culturais.

Em Bueno Brandão, lugar conhecido como a “Cidade das Cachoeiras”, o banho de cachoeira constituiu-se como um costume cotidiano praticado em família e entre amigos pela própria população. Além disso, inúmeros visitantes, turistas e banhistas buscam o município anualmente para repetir a prática do banho, para usar as cachoeiras como espaço de sociabilidade, de contemplação, de meditação e contato com a natureza, como cenário para fotografias e também para a prática dos esportes de aventura, como o cascading.

Com informações da Prefeitura de Bueno Brandão