Primeiras damas e Lilian Reis na cidade das artes

No último Sábado (23) a artesão Lilian Reis, sob a curadoria do Ateliê do Vlady, homenageou o município de Monte Alegre do Sul com a elaboração do projeto de mini cenários em papel. A escultura é uma réplica de um casarão antigo do munícipio e faz menção as tradicionais serenatas.

As peças foram entregues as primeiras-damas presentes no city tour realizado por pontos turísticos da cidade e, ao final do passeio, houve um momento de relaxamento na Cidade das Artes. As primeiras-damas vieram acompanhar os prefeitos na reunião da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP).

O projeto

As peças em papel fazem homenagem à comemoração dos 149 anos de Monte Alegre do Sul que, no dia 06 de agosto de 2022, comemora também a tradição e aniversário do Senhor Bom Jesus.

Em sua realização utilizou-se a técnica do paper sculpture, contemplando construções antigas e atividades culturais do município. “Escolhemos algumas construções da época do colonialismo, baseados também em publicações da Associação Pró Memória de Monte Alegre do Sul, que tanto caracterizam a cidade.  Há também menção à realização das serenatas, a mais antiga tradição de cantoria popular das cidades” explica a artesão Lilian Reis.

A artista reside em Monte Alegre do Sul desde 2006 e se dedica à Arte em Papel desde 1996, com trabalhos expostos em Feiras Artesanais no País. Na programação de 2022, há exposições programadas em Recife (Artesanal Nordeste) e São Paulo (Mega Artesanal).