COAMI inaugura seu novo espaço e apresenta seus serviços

Leitura obrigatória

Na última sexta-feira, dia 17, a COAMI – Consultoria Ambiental e Mineração inaugurou seu novo espaço, na Avenida Coronel Germano, 208.

Sempre pautada em tecnologia e inovação, desde 2016, a COAMI trabalha com excelência e comprometimento na elaboração de projetos e soluções que promovam o desenvolvimento sustentável.

O engenheiro Ambiental Felipe Augusto Braz e o engenheiro de Minas, Bruno Forner Bonetti, contam com uma equipe de profissionais especializados em diversas áreas: ambiental, minas, biologia, administração, geologia e engenharia agronômica.

Além disso, a COAMI possui parcerias que valorizam e tornam os processos mais eficientes, como engenheiros, topógrafos e advogados.

“Nossa missão é desenvolver e auxiliar em projetos de atividades essenciais para o desenvolvimento sociedade, buscando a mitigação e compensação dos impactos ambientais, de forma totalmente sustentável. Sempre colocamos à frente do nosso trabalho os nossos valores e o compromisso com os nossos clientes e os órgãos públicos com os quais trabalhamos”, destacam eles, apresentando os serviços oferecidos pela empresa.

Área de Preservação Permanente (APP)

O município de Socorro, possui abundância hídrica, com diversas nascentes e cursos d’água, sendo que o Rio do Peixe é considerado o principal corpo d’água, o qual cruza toda extensão urbana do município, juntamente com alguns afluentes, tais como, Ribeirão dos Machados, Córrego do Barrocão, Ribeirão dos Cubas e etc.

Conforme as metragens estabelecidas no Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/2012), deve ser respeitada uma faixa de APP de 50 metros para o Rio do Peixe e 30 metros para seus afluentes, ressaltando que isso é para cada lado da margem.

A última atualização do Código Florestal, que rege e define as Áreas de Preservação Permanente prevê a possibilidade de redução ou descaracterização das APP’s, permitindo, assim a ocupação da área de forma legal.

Através de um rico acervo de imagens aéreas, a COAMI realiza uma consulta técnica que analisa a viabilidade de ocupação nos locais consideradas Áreas de Preservação Permanente, o fator da temporalidade, a perda de função ambiental e também a comprovação de que uma eventual demolição da obra traga impactos ambientais piores do que a sua manutenção.

Licenciamento Ambiental

As licenças ambientais são uma obrigação para qualquer tipo de indústria de fabricação e produção, antes mesmo de entrar em operação.

Durante o processo, é feito o estudo da área em que se pretende instalar a empresa e vários fatores são analisados, como a viabilidade, complexidade e fontes de poluição ambiental, por exemplo.

Com o licenciamento ambiental, a empresa se adequa às exigências dos órgãos competentes, como CETESB e IBAMA.

Outorga de Água

A utilização de recursos hídricos sem a devida outorga pode trazer prejuízos àqueles que os utilizam.

A outorga é um instrumento de autorização de uso da água ou projeto de interferência em uma área com recursos hídricos, como por exemplo, a perfuração de um poço, a instalação de uma ponte, barragem ou canalização. Ele é aplicado tanto para pessoa física quanto para qualquer tipo de empresa, seja ela indústria, comércio, empreendimento imobiliário, construção civil ou atividades agropecuárias.

Licenciamento Mineral

O licenciamento mineral é exigido para as atividades que exploram todos os tipos de minérios, entre eles água mineral, cascalho, areia, pedra para construção civil, argila, entre outros.

A emissão do licenciamento mineral é uma etapa que antecede o licenciamento ambiental. Além de garantir a sustentabilidade do empreendimento, o documento atestará que a área requisitada ainda não possui o licenciamento em nome de outra pessoa ou empresa, e também que a atividade de exploração mineral é permitida de acordo com as características do local.

Loteamentos

Para dar início aos projetos de execução e comercialização de loteamentos, antes de tudo, é preciso verificar as restrições ambientais da propriedade, fazer um estudo de viabilidade, comprovando o atendimento das exigências legais e pré-requisitos obrigatórios definidos pela Cetesb e outros órgãos, que viabilizarão a implantação do empreendimento imobiliário.

Drones

Além de uma equipe técnica, especializada e com muita experiência de mercado, a COAMI possui os melhores equipamentos para garantir a excelência de nossos trabalhos, além de otimizar o tempo de serviço, agilizando, desta forma, as etapas dos processos aplicados pela empresa.

Saneamento

Desenvolvimento de projetos e monitoramento de estação de tratamento de esgoto e/ou água tanto para loteamentos, indústria e até mesmo em nível municipal. Com o objetivo de garantir a eficiência dos sistemas, sendo a potabilidade da água, bem como de um esgoto tratado que não irá gerar impactos ambientais.

Florestais

Atuamos em diversos segmentos de questões florestais, tais como, o cumprimento de Termos de Compromisso de plantio de mudas, elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR), dentre outros.

Áreas contaminadas

O descarte de resíduos industriais e outras atividades, tais como postos de combustíveis, principalmente no caso de empreendimentos que estão em atividade há muito tempo, podem acabar contaminando o solo e o lençol freático da área, trazendo graves impactos ambientais. 

Isso pode acontecer, inclusive, com empresas que já possuem o licenciamento ambiental.  Em razão do tempo de atuação, o nível de produtos químicos descartado no local acaba se acumulando, ficando acima do permitido pela lei.

Além disso, em alguns casos, pode haver vazamentos destes produtos diretamente no solo, contaminando-o e trazendo prejuízos não somente ao proprietário do empreendimento, mas também à população no entorno da propriedade.

O gerenciamento de áreas contaminadas pode minimizar os riscos à população e ao meio ambiente, com soluções ambientais aplicadas de acordo com o segmento do negócio e a legislação em vigor em cada estado.

Registro no MAPA

Antes de ser comercializado, qualquer produto vinculado à atividade está sujeito à análise do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.  O Registro no MAPA atesta que o processo de produção está conforme a legislação, além de garantir a qualidade dos produtos ao consumidor.

Com o documento em mãos, o produtor evita multas e garante a qualidade de seus produtos perante o consumidor.

Geotecnia

Não há projeto de engenharia civil sem um estudo geológico-geotécnico prévio. Antes de iniciar qualquer tipo de empreendimento, principalmente no caso de loteamentos, é fundamental saber as características do solo e das rochas através de ensaios para entender o seu comportamento diante do que será construído no local.

Com as investigações geológico-geotécnicas antes da execução do projeto, é possível prevenir desabamentos, desmoronamentos e deslizamentos, além de verificar a estabilidade da área para a instalação de empreendimentos em locais com risco geológico.

Serviço:

A COAMI fica à Avenida Coronel Germano, 208. Para conhecer mais sobre os seus serviços, entre em contato pelo telefone (19) 3895-1051.

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias