Eternizar lembranças, presentear e decorar: essa é a proposta do artesanato em resina epóxi, febre do TikTok, que popularizou a técnica. Em Socorro, Marielen Moraes, de 27 anos já conquista sua clientela no ateliê Divinalle* Arte.
“Comecei há cinco meses, mas sempre gostei de artesanato e há algum tempo procurava algo que eu gostasse e que pudesse usar como uma terapia ocupacional nos tempos livres”, conta a tosadora e banhista. Certo dia, aparece na “for you” do seu TikTok um vídeo sobre resina epóxi e foi ‘amor à primeira vista’. A artesã então pesquisou na internet: material, vídeos e inspirações. “Aos poucos fui comprando os materiais para iniciante e quando comecei já vi que não seria tão simples. Perdi bastante material e resolvi pagar um curso online onde aprendi tudo sobre a resina epóxi”, conta.
Com sua produção pronta, Marielen começou a presentear amigos e familiares no Natal, momento que recebeu suas primeiras encomendas, despertando nela a ideia de que esse artesanato poderia se tornar uma renda extra. Para isso se concretizar, ela criou sua página no Instagram, onde hoje se concentra grande parte de sua clientela.
Marielen relata sua evolução: o que eram apenas chaveiros de letras agora se expande para personalizados como canetas, plaquinhas pet, marcador de páginas, pentes e presilhas de cabelo e chaveiros.
Em breve, o Divinalle Arte também terá peças com DNA: cabelo, dentinhos, cordão umbilical, pelos e penas de pets, além da especialização em biojoias.
“Os mais pedidos” são flores secas, alianças e fotos antigas. O pedido mais inusitado foi cordão umbilical, que hoje acho uma peça linda! Ainda não comecei a produzir porque quero estudar e me aprofundar muito no assunto, já que é uma peça delicada e de grande valor afetivo”, conta.
Produção
Marielen explica que o processo de produção até a entrega pode ser de até vinte dias. A resina epóxi leva de 6 a 12 horas para o desmolde e 7 dias para cura completa da peça. Como qualquer outra química é preciso o uso dos IPIs, luvas, avental, máscara com filtro de carvão e óculos de proteção.
O primeiro passo é a mistura da resina com o endurecedor com todos os ingredientes pesados na balança de precisão. Depois, é feita a personalização de acordo com o pedido do cliente (gliters, pigmentos, flores secas, fotos e etc…) e a mistura vai para o molde de silicone.
Após o desmolde, a peça precisa ser lixada com a mini retifica fazendo o doming (uma camada a mais de resina por cima da peça para dar o brilho desejado).
Para manusear a resina e obter um resultado profissional a umidade do ar precisa estar abaixo de 60%, já que o tempo úmido pode deixar a peça fosca e com manchas. “Hoje posso afirmar que os momentos que passo no meu espaço são de paz e de muita criatividade! Sou apaixonada por esse artesanato e faço cada peça com muito amor e carinho. Confesso que já teve peças que quis ficar pra mim”, ressalta.
* “Divinalle” é uma variação da palavra “Divinal”, que surgiu na cabeça de Marielen após rezar a Deus pedindo inspiração. “Só tenho gratidão por Deus ter colocado essa arte em minha vida. Quero agradecer imensamente vocês do jornal O Município pela oportunidade”, finaliza.
Serviço – Siga no Instagram @divinalle_art e pelo WhatsApp: (19) 99919-5587.