Com o intuito de oferecer subsídios para que as ações do poder público estejam alinhadas à proteção da biodiversidade, à qualidade de vida da população e ao enfrentamento dos desafios climáticos na região, a Associação Ambientalista Copaíba enviou na última semana a Plataforma Ambiental para os governantes eleitos nos municípios das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia.

O documento, disponível também para consulta pública no site da Associação, demarca disposições gerais de política ambiental, ações de enfrentamento à crise climática, iniciativas de contenção a queimadas e incêndios, programas de saneamento ambiental, estratégias de gestão de resíduos sólidos, práticas que contribuem para uma redução de poluição (do ar, sonora e visual), procedimentos para melhor gestão de recursos hídricos, orientações sobre a aplicação de educação ambiental, entre outras sugestões de condutas para que prefeitos e vereadores possam avançar na agenda sustentável da região ao longo do mandato que tem início em 2025.

A plataforma é embasada pela Constituição Federal, que estabelece que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado – sendo este um bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida – e se insere em um cenário no qual os municípios contatados, localizados no bioma Mata Atlântica, somam em média 4% de vegetação nativa remanescentes, bem abaixo do estabelecido pela legislação ambiental.

De acordo com Camila Conti, presidente da Associação, a iniciativa da Copaíba tem se tornado tradição e destaca o quanto temas como a conservação e restauração de fragmentos florestais, a segurança hídrica e a adaptação aos impactos da crise climática são urgentes e demandam ações imediatas e coordenadas. “Diante da relevância das pautas reunidas no documento, contamos com o compromisso para que as propostas apresentadas possam ser levadas em consideração e ser incorporadas às políticas públicas municipais nas gestões atuais”, pontua.

A presidente da Associação ressalta também que, por meio da ação, a Copaíba tem a expectativa de que a população possa contribuir com a fiscalização e o acompanhamento do compromisso assumido pelos órgãos de poder dos municípios. Para ter acesso ao documento na íntegra, basta clicar em: https://copaiba.org.br/wp-content/uploads/2025/01/Plataforma_Ambiental_Copaiba_2025.pdf.