Foto: Ilustração

Na tarde de segunda-feira, a vítima de um golpe procurou nossa redação para alertar outras pessoas sobre a ação dos criminosos. Segundo ela tudo aconteceu no dia 4 de outubro, após contestar uma transferência por um número 0800 do banco e receber uma ligação de um número 3895-xxxx, para cancelamento do cartão.

Então a pessoa do outro lado da linha pediu para que instalasse um aplicativo que permite o controle remoto de seu smartphone e enviaram um número de protocolo de atendimento pelo WhatsApp, além de fazer uma chamada de vídeo para pedir o bloqueio da conta. Infelizmente, quando viu, já era tarde: de repente sua conta bancária começou a fazer transferências sem sua autorização, num total de R$ 3.000,00 de prejuízo.

Agora, com o boletim de ocorrência em mãos, ela pretende contestar as movimentações no banco e alertar o máximo de pessoas para que não sejam novas vítimas.

Você já conhece o golpe da mão fantasma?

O Golpe da Mão Fantasma, também conhecido pelo Golpe do Acesso Remoto, é uma nova categoria de golpe de alto risco que
ataca exclusivamente dispositivos móveis.

Como funciona?

O golpe normalmente começa com uma ligação na qual o criminoso se apresenta como funcionário de uma
instituição financeira, afirmando que há uma movimentação estranha na conta, compras suspeitas, tentativas de invasão na conta, e até mesmo solicitação para atualizar mecanismos de segurança no aplicativo.

O golpe acontece quando o “atendente” solicita a instalação de um app para rastrear a suposta transação alegando que seria para descobrir quem estaria usando seu app bancário. Caso você instale esse app os criminosos terão acesso a todo o conteúdo do seu celular.